8 em cada 10 pessoas pedem demissão por causa do líder por Paulo Alvarenga (P.A.)

                                                           Transforme a má gestão em uma liderança inspiradora

Liderar um time nunca foi uma tarefa fácil. Um líder é responsável por motivar, engajar, gerenciar conflitos… e, principalmente, inspirar outras pessoas.

Segundo uma pesquisa feita pela IBM com 1.700 CEOs em 64 países, as habilidades mais importantes dos líderes são a capacidade de colaboração e de inspirar.

Ainda sim, muitos líderes se concentram mais em motivar do que em inspirar, mas, hoje, quero mostrar a você que me acompanha aqui na UOL a importância de uma gestão inspiradora.

Ao praticar uma liderança que inspira outras pessoas, você se torna capaz de alcançar um novo patamar de produtividade: pessoas inspiradoras são 2x mais produtivas do que as que estão somente satisfeitas.

Eu costumo dizer que as pessoas não trabalham para as empresas e sim para seus líderes.

Podemos notar essa realidade em uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Michael Page, que mostrou que 8 em cada 10 pessoas pedem demissão por causa do gestor, ou seja, uma liderança insegura, desmotivada e despreparada é o que mais traz problemas para a organização

De acordo com outras análises feitas pela consultoria Gallup, 70% da variação no engajamento das equipes está diretamente relacionada à qualidade de seus gestores.

O que demonstrou a necessidade de mudança no líder brasileiro padrão, ainda muito voltado para os resultados e cumprimento de metas, sem se importar com o desenvolvimento humano de seus colaboradores.

Como aponta ainda a análise da Gallup, isso se deve ao fato de que muitos desses profissionais aprenderam a liderar com suas próprias experiências e estereótipos do que seria uma gestão de sucesso.

Leia mais  Seu líder é tóxico? Descubra como identificar um gestor nocivo à saúde Paulo Alvarenga (P.A.)

Porém, o que mais precisamos hoje são de líderes com habilidades essencialmente humanas, como empatia, sensibilidade, gratidão, transparência, cuidado… reflexos de uma LIDERANÇA INSPIRADORA e humanizada.

 

Você está pronto para transformar uma gestão focada apenas em resultados em uma liderança inspiradora?

Veja algumas características de líderes que possuem esse diferencial:

  • Positividade – líderes inspiradores conseguem achar positividade frente aos desafios do dia a dia, e sempre encontram novas possibilidades e maneiras de superar as dificuldades.
  • Confiança – essa característica é extremamente importante para uma liderança inspiradora, pois ela é a base (sólida) de toda relação.
  • Comunicação – você não será capaz de inspirar outras pessoas sem se comunicar de forma eficiente, desta forma, a comunicação é uma habilidade essencial de um líder inspirador, é preciso comunicar e transmitir ideias sem criar ruídos.
  • Feedbacks – o feedback deve ser sempre uma troca, e nunca somente do líder para  o colaboradores. O líder inspirador deve saber ouvir e fazê-lo de forma constante.
  • Apreciação – quem não se sente reconhecido ou valorizado, dificilmente se sentirá motivado, as pessoas precisam se sentir reconhecidas pelo o que fazem, por isso, líderes inspiradores demonstram gratidão ao time.

Todos nós precisamos entender que liderança tem sim a ver com chefia, mas esta última é só um resultado. Muito além de ter conexão com um cargo ou uma posição, a liderança inspiradora está intrinsecamente ligada ao encantamento e à gestão de pessoas.

E você, é um líder inspirador ou contribui com uma má gestão?

Quer saber mais sobre como construir uma liderança inspiradora, se conectar de  forma autêntica com as pessoas e aumentar a performance do seu time?Continue acompanhado a coluna para ver mais conteúdos como esses ou cesse: www.mastersoul.com.br e @paulo_alvarenga