9º Fórum Mulheres em Destaque: práticas de gestão serão discutidas dias 27 e 28/11, em SP

Por Rosangela Gomes ( Sucursal SP)

Nos dias 27 e 28 de novembro acontece a 9ª edição do Fórum Mulheres em Destaque, no Villa Blue Tree, em São Paulo (SP).

O evento, pioneiro no Brasil a tratar da ascensão das mulheres aos cargos de liderança nas empresas brasileiras, é organizado pela CKZ Diversidade com apoio institucional da ONU Mulheres e do movimento He For She.

“Nos últimos 10 anos tivemos muitos avanços em relação à diversidade e inclusão nas corporações brasileiras, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido até alcançarmos a equidade de gênero. O Fórum Mulheres em Destaque se propõe a acelerar esse processo, reunindo corporações que realmente desejam fazer a diferença”, comenta Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade.

Nesta edição, o evento tem início com a apresentação de uma pesquisa inédita: ‘Como é a cultura organizacional e quais são as melhores práticas da gestão da diversidade de gênero das empresas com maior número de mulheres em cargos de gestão e liderança no mercado brasileiro?’, realizada pela CKZ Diversidade em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Great Place To Work (GPTW).

O Fórum também apresenta cases de diversidade de gênero na liderança, histórias inspiradoras e soluções diferenciadas na gestão de pessoas, reunindo os principais executivos do mercado e líderes de grandes empresas e organizações para debater as vantagens da diversidade para o crescimento dos negócios.

Entre os destaques deste ano está o painel ‘Aumentando o pipeline de mulheres – A importância de ter um KPI e desenvolver um plano de metas e ações para aumentar o número de mulheres nas organizações’, que vai abordar como as empresas estão mapeando e desenvolvendo planos estratégicos para aumentar o número de mulheres nos cargos de alta gestão, além do caminho para trazer mulheres para as áreas de negócios.

As mulheres do evento

Participam as profissionais: Adriana Carvalho, assessora da ONU Mulheres; Patricia Lima, Latin America Inclusion leader da DOW Brasil; Susy Yoshimura, diretora de Sustentabilidade e Investimento Social da GPA; Luisa Brazuna, head de Talentos, Treinamentos e Diversidade do Citibank; e Renato Amêndola, head de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.

Na sequência, a CEO da CKZ Diversidade modera uma ‘Roda de conversa com homens’ que vai dialogar sobre ‘a importância do comprometimento e engajamento deles para acelerar a equidade de gênero na liderança’.

Isso porque os números atuais são alarmantes. De acordo com uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 10 anos o número de mulheres em cargos de alta liderança aumentou apenas de 7,2% para 7,8%.

Ou seja, se seguirmos nessa velocidade, serão mais de 120 anos para alcançarmos a equidade de gênero.

Por isso, a importância dos homens também participarem e serem agentes de transformação nesse processo.

Participam três presidentes engajados com o tema: Maurício Adade, president Latin America & Global Malnutrition Partnerships and Programs da DSM; Carlos Alberto Kuada, vice president Latin America da Elanco; e Rodrigo Galvão, CEO da Oracle.

Alguns dos temas do Mulheres em Destaque

O painel ‘Employee Experience – Como atrair, engajar e reter mulheres talentosas na sua empresa?’ apresenta cases de empresas que contam como vêm atuando nessa jornada para atrair e reter o público feminino, com destaque para mulheres da geração millennial e Z e com mais de 50 anos.

Leia mais  Manual do Homem Moderno faz curadoria inédita de promoções na Black Friday

Palestram as executivas Leila Melo, diretora executiva do Itaú-Unibanco; Larissa Gontijo, gerente de Diversidade e Engajamento da Pepsico; e Nathalia Sobral, gerente de Recursos Humanos | Employee Experience Lead da Cargill; com moderação de Rodrigo Vianna, CEO da Mappit – Talenses Group.

Fechando o primeiro dia de evento, a CKZ Diversidade abre espaço para que empresas assumam o compromisso com os “WEPs – Princípios de Empoderamento das Mulheres”, da ONU Mulheres, e ainda homenageia, em parceria com o GPTW, quatro organizações que têm um percentual de mais de 40% de mulheres em cargos de liderança.

Para abrir a programação do segundo dia, o painel ‘O papel da mulher na tecnologia’ conta com apresentações de Nina Silva, CEO do Movimento Black Money; Alessandra Karine, head of Marketing and Operations Brazil da Microsoft; e Kadu Lopes, Customer Services vice president Brasil da Oracle. E será moderado por Maristella Iannuzzi, digital executive and consultant UX / CX and Diversity & Inclusion – CMI Business Transformation.


A palestra ‘Como criar uma cultura mais inclusiva nas corporações que destrua os muros e crie pontes entre as mulheres e homens’ terá como gancho como a neurociência explica as diferenças biológicas entre homens e mulheres no funcionamento e fisiologia do cérebro, contando com as apresentações de Cris Kerr e Ismael dos Anjos, consultor do Papo de Homem.

Outro tema de destaque será o painel ‘Desconstruindo as barreiras que as mulheres enfrentam no ambiente corporativo’, que aponta a importância de criar um caminho para mitigar os desafios que as mulheres encontram nas corporações e um olhar atento a interseccionalidade (raça, gênero, sexual e classe) que evidencia ainda mais a desigualdade.

Esse será com as executivas Milena Rosa, Field Marketing manager da Schneider Electric; Juliana Zan, superintendente de RH da Tokio Marine; Mariana Talarico, diretora de Desenvolvimento Organizacional da Natura; Patricia Pugas, diretora executiva de Gestão de Pessoas da Magazine Luiza; e Elizabete Scheibmayr, líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.

Para fechar a programação do 9° Fórum Mulheres em Destaque, o evento promove o ‘Painel inspiracional de encerramento – Qual o caminho trilhado por estas mulheres para chegarem aos cargos de liderança’, em que quatro grandes mulheres relatam como conseguiram vencer as barreiras para chegar nos cargos de liderança.

São elas: Regina Carla Madalozzo, associate professor do Insper; Ana Pellegrini, Legal director da Uber; Patricia Frossard, country manager Brazil da Philips; e Melissa Carvalho Cassimiro, consultora sênior da Accenture Operations.

Serviço:

9º Fórum Mulheres em Destaque

Data e Horário: 27 e 28 de novembro, das 9h às 18h
Local: Villa Blue Tree – Rua Castro Verde, 266 – Chácara Santo Antônio, São Paulo (SP)
Mais informações e inscrições:contato@ckzdiversidade.com.br | (11) 2387 0111
http://ckzdiversidade.com.br/foruns/forum-diversidade-na-lideranca/