A RELEVÂNCIA DA ADVOCACIA TRABALHISTA PREVENTIVA NO ENFRENTAMENTO DA CRISE

Desde  a Reforma Trabalhista no ano de 2017, a legislação desta seara vem passando por diversas mudanças.

Não bastasse isso, com o início da Pandemia do COVID-19, em março de 2020, outras mudanças foram inseridas aos direitos trabalhistas e, exatamente, por  isso,  o advogado Trabalhista  precisa estar atualizado com esse novo cenário da área.

A vida de todos tem passado por mudanças, mas dos advogados trabalhistas, a mudança está sendo muito maior, além de continuar trabalhando de forma remota, também precisa se atualizar por conta dessas mudanças,  e isso requer muita leitura, participação em debates, horas de muitos estudos, acompanhar lives pelo Instagram de juízes e desembargadores renomados, entre outras formas.  Todo esse esforço para transmitir segurança para a empresa ou o empregado que o procurar para uma consultoria.

As mudanças trazidas pelas medidas provisórias, adotadas pelo  Governo Federal , com o intuito de  preservação da Renda e do Emprego, traz muitas novidades tanto para o empregador, assim como para o empregado e, por este motivo, é necessário consultar o profissional da área que esteja atualizadíssimo para transmitir segurança nos questionamentos trazidos.

Um empregador, antes de tomar qualquer decisão, deve procurar uma consultoria com o especialista, para assim preservar a continuidade da Empresa e dos postos de trabalho, nem sempre demitir logo todo mundo é a melhor solução. Existem outras formas de manter seu negócio funcionando, pois foram propostas na legislação algumas orientações.

Leia mais  Direito Previdenciário e suas particularidades

A advocacia consultiva é um investimento para que o empregador adote as melhores ferramentas, evitando assim a judicialização de processos, que muitas vezes sai muito mais caro  enfrentar demandas judiciárias por erros que deveriam ser minimizados ou afastados.

Adote o pensamento preventivo e continue na ativa com sua empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte  e oferecendo postos de trabalho. Hoje estamos vivendo momentos de crise, mas com planejamento e engajamento serão superados.

Essa consultoria pode ser feita de maneira remota, pois estamos cercados de recursos digitais que aproximam as pessoas de maneira virtual e, assim, serão discutidas formas de enfrentamento da crise respeitando a nova legislação e respeitando o próximo. Esta fase, é a hora de mudarmos de hábitos e adquirir outros, negociar é melhor que litigar!

Do outro lado, temos o empregado que também precisa ser informado das mudanças, para que saiba receber a informação do empregador na hora de um acordo individual, que hoje é permitido. Assim, ficará mais atento às mudanças que o patrão adotará.

Com um olhar visionário, de uma profissional que  é especialista na área há alguns anos, insisto em dizer que a advocacia consultiva é a melhor saída antes da tomada de qualquer decisão, neste momento tão diferente que estamos  enfrentando.

Por Dra. Danielle Diniz e Dra. Monica Gandra Maher
@cantanheidegandra