Como criar um planejamento pessoal? por Paulo Alvarenga (P.A.)

Quanto tempo da sua vida você já dedicou criando um planejamento pessoal?

Se você nunca parou para investir tempo nisso, é hora de rever a importância que tem dado aos objetivos que já traçou em sua vida.

Talvez seus objetivos estejam estagnados porque você não olha para eles com a atenção que deveria. Mas não existe nenhuma maneira de alcançar o sucesso, qualquer que seja o seu objetivo, sem um planejamento pessoal.

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business School com 4 mil executivos, reforçou que aqueles que alcançaram o sucesso profissional utilizaram o planejamento pessoal como papel relevante durante o seu processo.

Quantas pessoas você conhece já não fizeram listas de promessas na noite de réveillon?

 

Saiba que 80% dessas promessas de Ano Novo falham até fevereiro, pois as pessoas estão apenas procurando novas experiências ao invés de focarem em seus reais objetivos.

Um planejamento pessoal é bem mais que uma lista de desejos e promessas, e é de fato importante se você deseja alcançar sucesso e ter alta performance em sua vida.

Quer descobrir como?

Você concorda que as empresas que traçam seus planejamentos estratégicos têm mais sucesso? Por que então com os projetos pessoais seria diferente?

A maneira mais simples de começar a realizar seus objetivos com êxito é traçando um planejamento pessoal.

Pense, não importa onde quer chegar e quais sejam os seus objetivos, se deseja perder peso, ser promovido no trabalho, ter a casa própria, abrir seu negócio, morar fora, ter o casamento dos seus sonhos ou ter filhos, todos têm um ponto em comum: planejamento.

Não existe fórmula mágica, é preciso ter um planejamento para realizar suas metas, alcançar resultados e viver seus sonhos:

1. Tenha clareza sobre os objetivos

Esse é sem dúvida o primeiro passo para criar um planejamento pessoal de crescimento: ter clareza sobre o que você pretende atingir.

Essa reflexão direciona todo o resto do seu planejamento, pois como diz o ditado, “Quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve.”

Como digo em meu livro, “Ter uma visão de futuro é algo poderoso quando sabemos quem somos e do que somos capazes, e quando entendemos que só conseguiremos chegar onde queremos se soubermos exatamente qual é esse lugar.”

Se você tiver compreensão sobre o que deseja, isso sem dúvida o ajudará a projetar de maneira possível tudo o que quer.

Faça uma análise da sua situação atual e entenda o que quer. Se questione, faça perguntas a si mesmo para tentar entender seus reais objetivos.

Quais resultados eu desejo alcançar? Que resultado estou procurando? Esses objetivos e metas promoverão meu crescimento e desenvolvimento pessoal?

 

Eu costumo dizer que quando você não traça bem os seus objetivos, a vida coloca um para você, os outros colocam objetivos na sua vida e você passa a viver a vida dos outros.

É preciso que seus objetivos sejam consistentes, sólidos e bem claros, de maneira que eles não te gerem dúvidas e que você não desista diante da primeira dificuldade.

2. Tenha um porquê

O que significará para você alcançar suas metas ou objetivos? Tenha sempre em mente qual o significado dos seus objetivos, isso o ajuda a ter clareza.

Nós só fazemos as coisas quando elas têm um verdadeiro significado para nós, quando é algo nobre, que venha da nossa alma, coração ou seja um propósito.

É o que faz você levantar da cama todos os dias e dizer para si mesmo: “eu quero realizar isso, eu mereço essa conquista, eu nasci pra ter esse sucesso.”

 

Se você sabe o que quer, alinhado com o porquê quer alcançar tal objetivo, você com certeza estará mais próximo de criar um planejamento pessoal de sucesso.

Leia mais  Você sabia que a ansiedade está entre os transtornos mais comuns na adolescência?

3. Mapeie seus possíveis obstáculos

Depois de ter clareza sobre os seus objetivos, e saber bem por que quer realizá-los, a próxima pergunta a se fazer é: o que tem te impedido de alcançar os seus objetivos ou metas?

Saiba que possíveis obstáculos aparecerão no meio de sua jornada, mas que quando você tem bem definido tudo o que quer, esses empecilhos não te impedirão de chegar onde deseja.

Se é importante ter uma visão de futuro para sabermos onde queremos chegar, também é importantíssimo prever e antever os obstáculos que aparecerão no caminho.

Ter foco ajuda nesse processo para construir um planejamento pessoal de crescimento, já que é tão necessário ser resiliente diante das dificuldades que surgirão.

 

Mas tenha sempre em mente o que cito em meu livroTer uma visão de futuro faz com que você não aceite menos do que você merece”, principalmente diante das dificuldades.

4. Procure mentores

Depois de ter bem claro seus objetivos, ter em mente o quanto eles significam para você e mapear os possíveis obstáculos, é importante que você conte com algum tipo de “auxílio”.

Segundo Tony Robbins, “ Se você deseja ter sucesso, encontre alguém que tenha alcançado os resultados desejados e copie o que eles fazem e você obterá os mesmos resultados.”

Quem pode te ajudar a realizar seus objetivos? Ninguém faz nada sozinho, escolha pessoas chaves que possam ser seus mentores. Aquelas pessoas que são as melhores naquilo que você deseja alcançar.

Essas pessoas poderão ajudar você com histórias que deram certo em suas vidas, os possíveis obstáculos que elas já vivenciaram, estratégias que foram motivadoras e que geraram entusiasmo.

 

E se você não puder ter um mentor, escolha alguém que você admira e que teve sucesso diante do objetivo que você almeja alcançar e “estude” suas escolhas.

Isso sem dúvida ajudará você a encontrar inspiração para realizar seus objetivos, as pessoas mais bem-sucedidas do mundo fazem uso de recursos e ajudas externas para traçarem seus planejamentos e realizar suas metas.

5. Defina prazos

Seus objetivos, metas ou resultados podem ter diferentes ciclos, mas algo imensamente importante ao criar e traçar um planejamento pessoal é a definição de prazos.

Quando você não estabelece em quanto tempo espera alcançar seus objetivos eles tendem a parecer ideias meramente abstratas e ficam apenas no campo da imaginação, bem distante da realização.

Mesmo que saiba onde quer chegar e o que quer alcançar, é importante pôr no papel essa definição para torná-las verdadeiramente realizáveis.

 

Isso ajuda você a avaliar durante a execução de seus objetivos se eles estão avançando ou se você está estagnado. Nunca deixe de estabelecer prazos, isso é tão importante!

E aí, que tal dar mais um passo?

Se você chegou até o fim desse artigo, entendeu que para realizar seus objetivos e ter sucesso em todas as áreas da vida é necessário começar a criar um planejamento pessoal.

Não tenha dúvida, você está no caminho certo para alcançar a Alta Performance! Não desperdice mais tempo pois todos nós temos o poder de mudar nossas vidas para a melhor.

Quer ter Alta Performance e alavancar seus resultados?

No meu Treinamento RE/START eu compartilho as principais estratégias para alavancar seus resultados e você tem a possibilidade de se aprofundar ainda mais nesse tema.

Se quiser saber mais, acesse: https://mastersoul.com.br/restart e descubra como essa experiência que já transformou a vida de centenas de pessoas, também pode transformar a sua!

 

 

Um abraço,

 

Paulo Alvarenga (P.A.)

CEO & Founder da Mastersoul