Como sua liderança impacta o negócio?

Conheça os três estilos de liderança mais eficientes da atualidade

O papel de um líder é fundamental para qualquer tipo de negócio, e, num cenário de constantes mudanças no qual vivemos hoje, ele é ainda mais essencial.

É exigido dele que tome rápidas e importantes decisões a todo o momento, lidando com novas e diferentes informações dia após dia.

O papel do líder, hoje, vai muito além das necessidades do passado, e de atitudes como mandar e desmandar, cobrar e pressionar para obter resultados a qualquer custo.

Hoje, o líder precisa ser comprometido com a gestão de pessoas, responsável por garantir segurança psicológica do time e construir um ambiente saudável sem sacrificar a saúde mental do time e, claro, sem abrir mão dos resultados.

 

E você, sabe como liderar?

Sabe qual é o seu estilo de liderança e como ele impacta os negócios

É primordial que líderes, gerentes, gestores, empreendedores e profissionais de RH tenham a capacidade de estimular seus colaboradores e, para isso, é preciso conhecer bem do ofício.

No artigo de hoje vou te mostrar os três modelos de gestão que sãos os mais eficientes diante do momento que enfrentamos.

Quer saber se o seu estilo de liderança é o mais adequado e eficaz, e, se encaixa bem no  seu negócio? Leia o artigo! 

Engana-se quem pensa que liderança significa mandar e ter um grande controle sob os colaboradores. É muito mais do que isso!

Um bom líder precisa ter características específicas e demonstrar algumas competências fundamentais para conduzir as pessoas aos objetivos.

Por isso, antes de contar a você quais são os modelos de gestão mais eficientes, você precisa ter bem definido quais são as características mais importantes de um líder.

 

Confira:

  • Um bom líder precisa enxergar o seu papel com humildade
  • Valorizar perfis e opiniões diferentes
  • Praticar o autoconhecimento
  • Ter fidelidade em seu discurso
  • Construir relações de confiança e confiar em sua equipe
  • Demonstrar empatia para tomar decisões

Essas são apenas algumas das característica mais importantes para liderar.

Leia mais  Descubra qual é o segredo para mudar a mentalidade de procrastinador

Um gestor que não leva em consideração essas qualidades tende a se tornar um líder tóxico, que contamina negativamente toda a equipe, gerando medo e descontrole emocional.

Depois que um bom líder compreende a necessidade de desenvolver essas competências, ele finalmente, pode começar a pensar em qual é o seu estilo de liderança, e, como ele impacta o negócio.

Confira os 3 modelos mais eficientes agora:

 

  • Liderança Positiva – o pilar desse estilo está na Psicologia Positiva, que prega que o líder precisa estimular os pontos fortes dos times e comemorar as conquistas, mesmo as pequenas.

 

  • Liderança Compassiva – o primeiro passo nesse modelo de gestão é ter empatia para entender a dor dos outros. Mas não pode parar por aí: é necessário demonstrar o sentimento de compaixão e pesar, e agir para ajudar os liderados a resolver o problema.

 

  • Liderança Situacional – A teoria foi criada pelos americanos Paul Hersey e Kenneth Blanchard, e afirma que o gestor deve adaptar seus comportamentos de comando com o contexto vivido e com o nível de maturidade de cada liderado. Esse nível deve ser os direcionadores das ações do líder.

 

A melhor maneira de encontrar o seu estilo de liderança é por meio do autoconhecimento, identificando as suas características mais marcantes e entendendo  quais são as necessidades da equipe.

 

Um bom líder não precisa ter apenas um estilo, ele pode transitar entre diferentes tipos de liderança e conduzir seus times de acordo as características de cada profissional e a situação que enfrenta.

 

E agora, quer aprender a ajustar seu estilo de liderança para cada situação, criando ambientes saudáveis sem sacrificar a saúde mental do seu time?

 

Participe do Método Six Box de Segurança Psicológica para Líderes, um curso 100% gratuito e online com mais de 10h de conteúdos exclusivos e avançados e descubra como se tornar um líder inspirador.

 

Acesse: bit.ly/MetodoSixBoxparaLideres e garanta sua vaga.

 

Um abraço,

 

Paulo Alvarenga (P.A.)

CEO & Founder da Mastersoul