Confira entrevista com os criadores da Beleza Pura Store

Maior e-commerce de cosméticos veganos do Brasil

Todos sabem que veganos são pessoas preocupadas com a alimentação, não consomem comidas nem nada proveniente da exploração ou de origem animal. Mas quanto aos cuidados com a pele? Como os veganos cuidam da beleza? Conheça a empresa que revolucionou o mercado de cosméticos veganos proporcionando facilidade para quem decidiu seguir esse estilo de vida sem crueldade animal.

A Beleza Pura é o maior revendedor de cosméticos veganos pela internet no Brasil, a empresa nasceu em 2017, quando os empresários Edson Macedo e Louise Patrício, perceberam que uma das maiores dificuldades de quem deseja seguir no estilo de vida vegano, é encontrar empresas que comprovem em 100% a origem de suas matérias primas, e que seja transparente quanto a todos os processos de teste de seus produtos.   

Partindo desse conceito, criaram a Beleza Pura Store, uma empresa que reúne cosméticos 100% Veganos e Cruelty-free, onde as pessoas podem comprar sem medo, e sem perder tempo lendo as letras minúsculas dos rótulos, tentando descobrir se o produto que estão adquirindo é livre de crueldade com os animais. 

 Foco nos Negócios: Como surgiu a ideia de criar a Beleza Pura Store? 

Beleza Pura: A Louise é Cosmetóloga de formação e sabe como são cruéis os testes em animais. Antes de fundar a Beleza Pura Store, trabalhou por quase 10 anos em uma multinacional americana de cosméticos que não testava em animais, e nos últimos anos esta empresa começou a testar em animais, o que gerou um grande desconforto, e a fez se desligar da mesma. Quando conheceu o Edson, que era da área de tecnologia e ele falou à Louise da vontade que tinha de empreender no segmento de e-commerce, e perguntou como era o mercado de cosméticos, a Louise por sua vez, falou que era excelente, mas que o ideal seria uma loja de cosméticos veganos e cruelty-free, para que não fosse apenas mais um negócio, mas para que houvesse propósito maior.  E assim surgiu a Beleza Pura Store. 

Foco nos Negócios: Edson e Louise vocês sempre foram Veganos?  

Beleza Pura: Não. Criamos a empresa movidos pela indignação sobre os testes em animais. Mas ainda não tínhamos a consciência sobre como eram realizados os abates e sobre como é a vida desses animais até o abate, também ainda não sabíamos sobre o impacto ambiental que a criação de animais causa no planeta. Quando assistimos aos documentários Cowspiracy (dirigido por Leonardo di Caprio) e Terráqueos, imediatamente compreendemos que não queríamos mais fazer parte deste sofrimento, em nenhuma esfera. 

Louise Patrício e Edson Macedo fundadores da beleza Pura Store

Foco nos Negócios: Como é o processo de fiscalização da produção dos produtos que a Beleza Pura vende em seu site para garantir que o produto é realmente livre de crueldade animal? 

Beleza Pura: Podemos até chamar de investigação. São analisadas desde as formulações, até a fábrica escolhida pela marca e também os fornecedores, podendo chegar a ser exigidos até comprovantes de compra de matérias primas para garantir que os produtos são 100% veganos (sem componentes de origem animal) e que os produtos não passaram por testes em animais em nenhum momento da produção. 

Foco nos Negócios: A Beleza Pura já sofreu algum tipo de ataque por parte de empresas de cosméticos não Veganos? 

Leia mais  Ex-taxista vira design de unhas e fatura quase meio milhão de reais por ano

Beleza Pura: Nunca. 

Foco nos Negócios: Vocês acreditam que daqui alguns anos os testes de produtos de beleza em animais serão extintos? 

Beleza Pura: Sim. Na maioria dos países de primeiro mundo estes testes já foram extintos. Principalmente por haver comprovação científica de que os testes em animais não apresentam os mesmos resultados dos testes realizados em humanos, portanto são completamente ultrapassados e desnecessários. As indústrias que continuam testando são aquelas que buscam baratear o custo de produção e aumentar o lucro a qualquer preço, inclusive o de vidas inocentes, que não tem voz e nem escolha. 

Foco nos Negócios: Qual a opinião de vocês sobre a falta de espaço na mídia quanto aos processos de crueldade animal nas indústrias? 

Beleza Pura: A mídia dificilmente vai expor algo que vá depor contra os seus maiores patrocinadores: o agronegócio e os gigantes de bens de consumo. Somos todos manipulados o tempo todo, vide as propagandas de carne com o porquinho ou o franguinho sorrindo, quando na verdade compramos pedaços de seus cadáveres. 

Foco nos Negócios: Como vocês imaginam a repercussão dos consumidores ao saberem da maldade por trás dos produtos que consomem? 

Beleza Pura: A primeira reação das pessoas é a surpresa, pois eles jamais imaginavam que para o cosmético existir um coelho, um cachorro beagle, um porquinho da índia ou um ratinho precisou ser amarrado, torturado, às vezes queimado e cegado durante todos os dias da sua vida (84% das marcas de cosméticos testam em animais segundo o último levantamento do PETA). Depois que tomam conhecimento, não aceitam mais comprar de empresas que fazem esse tipo de testes, sendo que existe opção. O cliente pode comprar cosméticos com até mais qualidade de marcas que se preocupam com os animais e até pagando o mesmo preço que já estão acostumadas, pois na Beleza Pura Store conseguimos democratizar os cosméticos veganos, temos cosméticos para todos os bolsos e gostos. O cliente tem o poder de escolher a quem quer ver prosperar, se uma empresa que testa em animais ou uma que não testa, pelo simples fato de fazer a escolha certa na hora de comprar. 

Foco nos Negócios: Como se deu a parceria com a ativista Luisa Mell?  

Beleza Pura: Precisávamos levar essa conscientização às pessoas e mostrar à elas o quão fácil é o acesso a estes cosméticos cruelty-free e veganos através da Beleza Pura Store. E não conseguimos pensar em uma pessoa melhor para esta tarefa do que a Luisa Mell. Ela é hoje uma das ativistas de maior visibilidade no Brasil, e as pessoas se lembram muito dos cachorros Beagle que eram utilizados nos testes em animais no Instituto Royal em São Roque (SP) que foi invadido por ela outros importantes ativistas no ano de 2013. Por isso fizemos o convite para que ela se tornasse nossa Embaixadora e ela aceitou, justamente por também acreditar neste propósito e por poder levar aos seus seguidores e fãs opções de cosméticos e produtos de higiene pessoal livres de crueldade com os animais. 

Catálogo: Beleza Pura e Você com a ativista Luisa Mell de Capa