5 curiosidades sobre cutículas que você não sabia

Cutículas

Toda mulher, ou homem, que vai até uma manicure pela primeira vez se depara com a seguinte pergunta: quer que eu retire as cutículas ou as mantenha? Essa é uma pergunta que toda profissional faz e que, muitas vezes, acaba deixando as pessoas na dúvida se devem optar por retirar, ou por deixar aquela pequena camada de pele sobre as unhas.

Isso porque a grande maioria das pessoas está mais do que acostumada a tirar as cutículas quando fazem as unhas, principalmente as mulheres que fazem questão de estar sempre com as unhas esmaltadas, por considerarem que a estética da unha com esmalte fica muito mais bonita quando não há a presença das cutículas.

Contudo, algumas pessoas que não estão habituadas com a remoção da cutícula podem considerar fazer isso pela primeira vez ao ir na manicure, dado que a opinião dessa profissional, geralmente, incentiva a remoção das cutículas exatamente por conta da estética da unha com o esmalte e demais adereços que algumas clientes gostam de incluir nas unhas.

Mas qual será que é a opção correta: retirar ou manter? O fato dessa ser uma dúvida bastante corriqueira nos levou a preparar este artigo completo sobre cutículas. Aqui, explicaremos do que se tratam as cutículas, qual é a função delas no corpo humano, e também iremos esclarecer algumas dúvidas e curiosidades a respeito dessas pelinhas.

O que são as cutículas?

As cutículas são pequenas camadas de pele mais grossas que crescem sobre as unhas emoldurando-as e protegendo-as. Por mais que muitas pessoas estejam acostumadas a remover as cutículas, nem sempre realizar a sua remoção é o indicado, pois se elas estão presentes nas unhas, significa que servem para alguma coisa, como você verá no decorrer deste artigo.

Todas as pessoas têm cutículas?

Todas as pessoas têm cutículas, e elas acompanham o ser humano durante toda a sua vida, desde o nascimento, até a velhice, o que demonstra como essa pequena camada de pele é importante para as unhas. Pois como mencionado no tópico anterior, as cutículas são essenciais para proteger as unhas das mãos e dos pés.

Qual é a importância das cutículas?

Como mencionado, a principal função das cutículas é garantir que as unhas estejam sempre protegidas, por isso, o ideal é que elas jamais sejam removidas e, por mais que muitas pessoas tenham o hábito de removê-las, é necessário que elas saibam que esse não é o indicado por dermatologistas profissionais.

Leia mais  Essencia Concept é referência em aplicações de Mega Hair com a melhor qualidade e custo-benefício do mercado

Isso porque as cutículas impedem que sujeiras, bactérias e outros microrganismos adentrem as unhas e atinjam a matriz ungueal, a qual é a parte responsável por dar origem as unhas. Sendo assim, se antes você estava acostumada a remover as cutículas, considere mantê-las a partir de agora.

Curiosidades sobre cutículas que você não sabia

Agora que você já sabe porque é importante manter as cutículas e não removê-las, existem outras informações interessantes a respeito dessas pequenas e importantes peles que devem ser divulgadas e que podem te ajudar a ter um esclarecimento melhor a respeito das cutículas. 

Então, conheça agora algumas curiosidades sobre as cutículas que você não sabia e aprenda mais sobre como cuidar das suas da forma correta.

A remoção das cutículas estimula o seu crescimento

Você já notou que cada vez que você retira suas cutículas elas crescem de novo de forma muito mais rápida? Isso acontece porque o corpo se sente desprotegido sem as cutículas em seu devido lugar, o que acaba estimulando o seu crescimento. Portanto, nada de retirar as cutículas, certo?

O uso de acetona deve ser evitado

O uso das acetonas é bastante controverso, e no caso das cutículas, é recomendado não utilizar a acetona de jeito nenhum. A acetona é o removedor de esmalte mais comum, mas além dela ressecar as cutículas, ela também enfraquece as unhas e as deixam com aspecto esbranquiçado. Então, opte por outros tipos de removedores mais leves.

As cutículas devem ser protegidas

As unhas e as cutículas ficam ressecadas com muita facilidade, então é demasiadamente importante que você as proteja o máximo possível. Para fazer isso, utilize luvas todas as vezes que for manusear produtos químicos como desinfetantes e detergentes, por exemplo, e passe um creme hidratante assim que retirá-las.

A cutícula não engrossa

A premissa de que a cutícula cresce mais grossa quando é retirada é um mito. Assim como os pelos e os cabelos, existe um limite para o crescimento das cutículas, e elas crescem sempre da mesma forma, nunca mais grossas.

Não é possível retardar o crescimento das cutículas

Existem muitos produtos que prometem retardar o crescimento das cutículas mas, até hoje, não existem comprovações de que eles realmente funcionem, portanto, saiba que não é possível retardar o crescimento das cutículas e que elas sempre irão crescer da forma que deve ser.