Descubra o cartão de crédito ideal para o seu perfil financeiro

Melhores cartões de crédito

Cada indivíduo possui um perfil comportamental, pessoal e/ou psicológico que reflete as suas atitudes em determinadas situações. No campo financeiro, ele define a maneira como a pessoa vê o dinheiro e como lida com seus gastos, investimentos e dívidas.

Descubra qual é o seu perfil financeiro e o cartão de crédito ideal para você.

Descobrindo o meu perfil financeiro

Existem diversos tipos de pessoas com os mais variados comportamentos financeiros, sejam econômicos, gastadores, descontrolados, desligados ou financistas. Você sabe qual é o seu?

Perfil Gastador

Este tipo de pessoa tende a aproveitar a vida e usa toda a sua renda vivendo intensamente todos os dias como se fossem os últimos, o que pode desequilibrar o seu financeiro.

Geralmente, esses indivíduos ostentam padrões de vida elevados, regados de luxo, roupas de marca, viagens e comidas caras. 

Esta incerteza, resultante de tantos gastos e dificuldade em alimentar uma poupança, pode gerar problemas para o futuro. 

Os gastadores se tornam muitas vezes dependentes do salário mensal sem possuir uma reserva financeira e nem organização suficiente para terem seu próprio negócio ou atuarem como autônomos.

Perfil Poupador

Ao contrário do gastador, é econômico. Disciplinado, guarda dinheiro mensalmente e possui capacidade de evitar gastos excessivos – muitas vezes, não faz até mesmo os necessários.

Alguns poupadores extremos acabam se acostumando a um padrão de vida simples e não vivem grandes experiências, pois seu principal objetivo é sempre manter a economia.

Perfil Desligado

Enquadram-se neste perfil pessoas que gastam menos do que ganham, no entanto, não possuem controle sobre isso. O ponto positivo de quem apresenta este comportamento é de que possui facilidade para conter e reduzir gastos, caso necessário, mas, ao mesmo tempo, enfrentam dificuldades em alcançar e definir objetivos.

Perfil Descontrolado

É similar ao gastador, porém, apresenta um comportamento mais intenso. Sem noções financeiras, não controla entradas e saídas em sua conta bancária. 

Este é o perfil que encara maiores dificuldades com gastos, pois sua renda é sempre insuficiente em comparação às despesas.

Por conta da desorientação e falta de disciplina, além de gastos desnecessários, o descontrolado acaba perdendo boa parte de sua renda pagando juros, o que agrava ainda mais a propensão de endividamento.

Perfil Financista

Por meio de um rigoroso controle econômico, pessoas assim acompanham todas as suas movimentações, faturas e extratos. Estão sempre atentos aos índices de juros e inflação e a par das novidades do mercado financeiro.

Buscam continuamente por investimentos e soluções conscientes e lucrativas. Fazem planos e traçam estratégias e metas para alcançá-los.

Agora que você já conhece um pouco de cada perfil financeiro, identificou-se com algum deles? Em caso afirmativo, poderá se beneficiar das sugestões de cartões de crédito que mostramos abaixo.

O melhor cartão de crédito para cada perfil financeiro

Da mesma forma que cada perfil financeiro possui suas características, cada cartão de crédito possui benefícios que podem ser atrativos para determinados tipos de clientes. 

Perfil Gastador – Neon

Além de não possuir tarifas, o cartão de crédito sem anuidade do banco Neon possui a opção de gerenciamento de limite. Desta maneira, mesmo a pessoa tendo disponível um limite de R$ 2.000, você pode ajustar para a utilização de apenas a metade do valor total, por exemplo, facilitando a redução de gastos extras fora do orçamento.

Leia mais  Titanium Cripto Structure FIM IE - Fundo de gestão ativa único no Brasil comemora seu primeiro aniversário

Perfil Poupador – Inter

Para quem gosta de poupar, o banco Inter é uma boa escolha. Ele oferece conta corrente, cartão de crédito e débito sem custos, anuidades ou tarifas. 

Além disso, seu limite também pode ser ajustado via aplicativo, que viabiliza também as consultas à fatura e outras movimentações gratuitas, como transferência bancária (para qualquer instituição), pagamento de contas e serviços de poupança.

Perfil Desligado – C6 Bank

O C6 Bank é uma verdadeira ajuda para quem não é muito atento às finanças. Sempre que você utilizar seu cartão de crédito (tanto o físico quanto virtual) receberá uma notificação no seu celular. Além disso, logo ao entrar no aplicativo já visualiza sua fatura sem burocracias.

Para não esquecer o pagamento da fatura, você recebe uma mensagem de texto via SMS com o código de barras para pagamento sem precisar acessar nenhuma plataforma. Conta ainda com lembretes diários nos três dias antecedentes ao vencimento da conta.

Outro benefício é o adesivo automotivo para pedágios com QR Code oferecido gratuitamente pelo C6. Com ele, o cliente não precisa se preocupar em ter dinheiro físico na carteira quando viajar ou mesmo durante a rotina quando passa por pedágios. 

Fixando esse adesivo em seu para-brisas, poderá passar sem parar pelas praças de pedágios, pois o valor será debitado automaticamente da sua conta. E o melhor é que a instituição não cobra nada por esse serviço!

Perfil Descontrolado – Nubank

O cartão de crédito do Nubank também possui opção de controle de limite, sendo possível ajustar um valor específico para se gastar. Além disso, é disponibilizada a função de bloqueio e desbloqueio facilitado no cartão. Basta acessar o aplicativo do banco pelo celular, na aba cartões, e ativar esse serviço.

Essa atitude bem simples e sem burocracias pode ser uma boa escolha para os descontrolados de alto nível, travando de vez os gastos do mês ou do período vigente.

Perfil Financista – Ourocard

Para quem acompanha seus gastos, o Ourocard, oferecido pelo Banco do Brasil, é ótimo! Se você já é correntista, provavelmente, receberá um limite consideravelmente alto. Muitas vezes, há a disponibilidade de uma modalidade em que o gasto de R$ 100 mensais o isenta de anuidades.

Além disso, visto que o financista visa a investimentos rentáveis e está sempre motivado a novas ações financeiras estáveis, pode ser de grande proveito desenvolver um vínculo mais próximo com uma instituição financeira física deste porte. 

Geralmente, torna-se mais fácil a aquisição de outras formas de créditos, investimentos e financiamentos.

Para você construir uma vida estável, é essencial identificar o seu perfil financeiro, conhecer suas características, aprimorá-las ou corrigi-las. Desta maneira, torna-se possível optar por produtos que melhor se adequam às suas necessidades.

Gostou deste conteúdo e das dicas oferecidas? Caso decida aderir ao cartão de crédito sugerido ao seu respectivo perfil financeiro, deixe seu feedback nos comentários.