Descubra qual é o segredo para mudar a mentalidade de procrastinador

O que você adiou nos últimos dias? Planejamento financeiro, academia, check up médico, uma conversa importante, um curso, um livro?

 

20% dos adultos são procrastinadores crônicos e, para essas pessoas, a procrastinação não é apenas um mau hábito, é uma autossabotagem que destrói um dos nossos recursos mais valiosos: o tempo.

 

E mesmo sabendo que esse comportamento provoca desconforto e causa danos, todos nós em algum momento procrastinamos.

 

Essa batalha é ancestral, mas, pode ser vencida! E se você quiser descobrir como, é só ler o artigo.

 

No artigo de hoje vou te mostrar qual é o segredo para transformar a mentalidade de procrastinador em um mindset que sabe priorizar.

 

Veja como! 

 

A grande maioria das pessoas procrastinam porque comparam atividades: tarefas que podem ser desagradáveis ou chatas, do ponto de vista delas, com atividades que são prazerosas.

 

Vou te dar um exemplo clássico: algumas pessoas não conseguem organizar as finanças pessoais porque não querem entrar em contato com a conta bancária, com o medo do que podem encontrar lá e, com isso, dizem a si mesmo:“vejo depois, organizo depois, faço depois”…Em suma, procrastinam.

 

Comparam essa atividade de organizar as finanças pessoais, por exemplo, que julgam desagradável, com outra que é prazerosa, para evitar sofrimento.

 

Tudo o que colocamos foco se transforma. Então, por que procrastinamos?

 

Simples e objetivo: para evitar sofrimento.

 

Se você fica preso em sua mente contando a mesma história para si mesmo, dificilmente vai mudar esse cenário.

 

Se nós sabemos que procrastinação é NÃO fazer algo extremamente importante, prioritário e que vai trazer benefícios, então, qual é a nova história que precisamos contar para começarmos a realizar?

 

Não troque aquilo que você quer agora, por aquilo que você quer muito.

 

Eu utilizo essa afirmação como um mantra em minha vida, algo que me ajuda a evitar a procrastinação, na qual eu chamo de incantation.

 

Incantation é quando você incorpora o que está dizendo, altera sua postura e seu tom de voz, e faz repetições. Isso faz você acreditar e realmente buscar mudança.

 

Incantation é uma espécie de instrumento mental do entusiasmo e é o que potencializa você a buscar alta performance em tudo o que faz.

 

Então, se você quer muito ter sucesso profissional, por exemplo, vai ter que abrir mão de determinadas tarefas que trazem prazeres momentâneos, para realizar atividades que não sejam tão prazerosas e que exigem muito mais esforço e atenção.

 

Não troque aquilo que você quer agora, por aquilo que você quer muito.

 

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Ou seja, não troque seu sucesso profissional pela procrastinação.

 

A grande questão é: não compare atividades, e sim os benefícios que as atividades podem trazer, pois é dessa forma que você vai conseguir mudar esses comportamentos procrastinadores.

 

Se você simplesmente compara a atividade, acaba assimilando apenas o prazer momentâneo, pois, às vezes, o benefício está distante e é mais fácil optar pelo agora.

 

Quando você consegue abandonar a historinha que está contando para si mesmo, ancorando ao benefício à longo prazo, começa a ter resultados.

 

O prazer momentâneo te sabota: pense em quantas oportunidades você já perdeu por adiar uma atividade, um trabalho, estudo… Pense em como isso afeta sua satisfação pessoal e, principalmente, sua saúde.

 

E é exatamente quando você começa a abrir mão do prazer momentâneo por aquilo que você quer muito, que o start da mudança começa acontecer.

 

Acordar às 5h30 da manhã para fazer atividade física, fazer orçamento doméstico, controle das finanças, acompanhamento dos principais clientes, ligar para determinadas pessoas, podem não ser atividades que você goste de realizar, mas, quando começa a organizá-las, você inconscientemente está transformando a mentalidade de procrastinador em um mindset que sabe priorizar.

 

E a minha dica é: utilize a técnica do efeito pomodoro no dia a dia de suas atividades.

 

Divida cada uma de suas tarefas em 4 partes, e cada uma das partes serão realizadas em 20 minutos, com início, meio e fim. Com total profundidade e atenção plena você notará um nível de produtividade ainda maior.

 

E, em cada intervalo de 20 minutos, você descansa de 5 a 10 min. E por que esse curto intervalo de tempo? Para não perder o foco e produzir mais, isso gera motivação, seu corpo libera dopamina e você entra num círculo virtuoso de recompensa e, dessa maneira, vai querer sempre mais e mais.

 

Criar essa mentalidade é uma questão de hábito.

 

Nós não eliminamos a procrastinação em 100% da nossa vida, terão dias em que não vamos querer fazer, mas, temos que buscar o equilíbrio e eficiência em tudo àquilo que fazemos.

 

Por isso, sempre que sentir vontade de procrastinar, pense em todas as situações e emoções desgastantes que a procrastinação gera: frustração, sensação de vazio, oscilação de humor, impulsividade, e que provocam falência emocional.

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