Dia Internacional da Mulher: Mulheres se destacam nos negócios no empreendedorismo mundial

A diretora da Câmara de Comércio Angola Brasil, Camila Silveira faz algumas ponderações sobre este sucesso. Ela diz que algumas empreendedoras acabam buscando uma perfeição, o que pode levar a uma exaustão

A pandemia afetou duramente os negócios no Brasil. Mas a forma como cada empreendedor buscou uma solução para a crise foi diferente. Uma pesquisa do Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre pequenos negócios fundados por homens e mulheres, realizada entre os dias 27 e 31 de agosto, mostra que as empreendedoras tiveram mais agilidade para buscar uma saída.

Segundo a pesquisa, 71% das mulheres usam redes sociais, aplicativos e a internet para vender seus produtos e serviços, enquanto só 63% dos homens usam as ferramentas. 11% das empreendedoras afirmaram ter inovado em seus negócios durante a crise, em contrapartida somente 7% dos homens declararam ter feito alguma mudança.

Também pudera. A maior parte das empreendedoras cuidam, além do seu negócio, da casa, família, compromissos dos filhos, escola e aparência. O crescimento do desempenho feminino em cargos de liderança e desenvolvimento de seus próprios negócios tem se tornado cada vez mais evidente no mercado empreendedor.

De acordo com Camila, o Brasil hoje ocupa o sétimo lugar no país com mais mulheres empreendedoras no mundo . Como não poderia deixar de falar de Angola, que com um grande orgulho ocupa o quarto lugar deste ranking ficando atrás apenas de Madagascar, Panamá e Indonésia.

“Atualmente 47% das empreendedoras trabalham em seus próprios lares tendo como seu maior incentivo para empreender a preocupação de assumir o controle das multitarefas entre trabalho e vida doméstica, e 25% sustentam seus lares sem nenhum auxílio”, afirma Camila Silveira, empreendedora e diretora da Câmara de Comércio Angola Brasil.

De acordo com a especialista, uma curiosidade importante é salientar que grandes invenções foram criadas por mulheres, como Wi-Fi, colete salva vidas , limpadores de para-brisa, foguetes sinalizadores, entre outros, o que curiosamente levam segurança e comodidade a todos levando a característica da energia feminina do cuidado com todos como prioridade.

Leia mais  Camilla Martins dá dicas de como lidar com uma equipe desmotivada no ambiente de trabalho

“Mas muitas vezes vivendo e sofrendo com o complexo da Mulher-Maravilha, buscando constantemente uma perfeição no mundo dos imperfeitos que lhe leva a exaustão e faz com que apenas 4 entre 10 mulheres tenham sucesso neste caminho buscando muito mais o que falta dentro de si sem saber valorizar e trabalhar com as qualidades que já possuem colocando seus poderes em prática. A taxa de sucesso das mulheres atualmente corresponde a 4,2% a mais que dos homens com a busca do autoconhecimento, cursos e especializações que tem entregue a revelação de todo o poder muitas vezes por anos escondido permitindo que desfrutem cada vez mais do controle sobre suas vidas em um espaço tão merecido no mercado, com a sonhada liberdade e proximidade da família”, completa.

“O tempo tem passado cada vez mais rápido e a vida feminina sempre no recorde da velocidade em sua jornada diária, e minha pergunta é se continuar levando a vida como está daqui um tempo vai olhar para trás e se sentir realizada? Não corra o risco de olhar e ver que perdeu tempo vivendo no piloto automático. Façam as pazes com sua história, pois nenhuma de nós nascemos para passar despercebidas por esta jornada, mas sim para deixar marcas. Nós tratarmos com todo amor e carinho, executando a grande característica da criatividade e ousadia com a responsabilidade de sermos incríveis com tudo que já possuímos”, reflete.

E se você não sabe o caminho para desvendar todas estas qualidades que já possui, Camila Silveira te convida a se Inscrever no evento on-line ROMPENDO AS AMARRAS PARA O SUCESSO, que irá acontecer dia 27/3 as 10 horas do brasil e 14 horas de Angola, mas corra para se inscrever pois possui vagas limitadas e será gratuito, para que nada afaste a urgência de seu sucesso e realização.

Instagram @camilacristianeoficial inscrição na BIO