Empreendedor conta em palestra como ficar rico no Brasil

Fábio Figueirôa vem conquistando o mercado de Palestras em todo o país por contar sua história e mostrar aos participantes, quais as três formas de se tornar rico. Segundo ele, somente ganhando na loteria, roubando ou empreendendo, é possível ficar rico no Brasil. “Mesmo você tendo um grande emprego no setor público, é impossível dizer que ficou rico. Até porque, o servidor público não é para enriquecer durante seu período laboral mesmo. E ser empregado da iniciativa privada, com certeza, é impossível”, diz.

Formação

Graduado em Comunicação Social, Jornalista, Radialista, Mestre em Educação, trabalhou nos principais veículos de jornalismo televisivo, atuou como Assessor de Comunicação e ex-professor do ensino superior. Pesquisador e Empreendedor da Educação a Distância há quase 20 anos. Abandonou a carreira de Comunicador e Professor Universitário para se dedicar ao Empreendedorismo. Do quase zero nos anos 2000, conquistou seu primeiro Milhão em 2015. De lá pra cá, não parou mais. Vem criando Startups e projetos de EAD com vasta experiência no mercado de cursos online. Fundador do Instituto Educar, criou ainda as Startups Canal dos Concurseiros que oferta cursos online para concursos públicos e o International Educate Institute com sede na Flórida, nos Estados Unidos, com cursos a distância de capacitação e aperfeiçoamento em diversas áreas.

Os primeiros passos Começou a empreender e nem sabia o que significava a palavra. Tinha uns 16 anos. Ele estava na escola, no ensino médio, e com mais dois amigos, criaram e produziram um jornalzinho com notícias, fofocas e informações dos alunos e do colégio. O jornal se chamava Dito & Feito. Era

xerografado em papel A4 e vendido para os colegas. “Com o dinheiro, a gente comprava o nosso lanche da escola: um pastel com Coca-Cola. Foi uma das minhas primeiras atividades de negócio que fiz, sem ter noção que já estava empreendendo de alguma forma”, conta Figueirôa

Aos 19 anos, abriu sua primeira empresa: uma Escola de Datilografia. Naquela época, era essencial aprender datilografia para se inserir no mercado de trabalho. Mas logo, com o surgimento das escolas de informática, a profissão de datilógrafo foi extinta e a empresa faliu.

Leia mais  Renata Tolotti Autoconhecimento e estudos podem ser o ponto de virada para empreendedores

Aos 20 anos, entrou para a Faculdade de Jornalismo. Ainda estudante, digitava os trabalhos dos colegas, tirava Xerox, produzia jornais alternativos, tudo para se inserir no mercado e empreender. “Bom, o resto dessa história e os segredos de sair da sarjeta e ficar milionário, só na palestra”, diz.

Os dias atuais

Atualmente, é CEO do Instituto Educar, empresa do ramo da Educação Online e que produz cursos de Capacitação na Web, Plataformas Virtuais de Aprendizagem, Videoaulas, Livros, Apostilas Digitais e Eventos Coorporativos para todo o Brasil. Fundada em 2005, sua primeira sede funcionou em seu próprio apartamento de 60 m², com dois quartos, um banheiro, uma cozinha e uma sala, onde moravam sua esposa, filha e um cachorro de estimação. O único bem da empresa era um Notebook da marca Itautec comprado após o dinheiro pago de uma palestra que ministrou em uma faculdade no Amapá. Os funcionários do Instituto se resumiam entre ele e sua mulher. Ambos faziam de tudo na empresa: atendimento, direção, coordenação, assessoria, designer, entre outras áreas e funções. Sempre acreditando no seu sonho, a empresa mudou-se para uma sala que dividia com um escritório de advocacia. Depois com o crescimento dos Coworking, a sede passou a funcionar em um Escritório Virtual. Um ano após, mudou-se para uma casa onde a empresa funcionou por 3 anos. Finalmente, em setembro de 2018, comprou sua sede própria. Atualmente possui 7 funcionários diretos, cerca de 20 indiretos, com faturamento que já ultrapassou 1 milhão de reais. Até hoje, o Instituto Educar já capacitou mais de 40 mil alunos.

Agenda 2019

Fábio Figueirôa tenta se desdobrar com suas funções nas empresas que fundou e as palestras pelo Brasil. Com a agenda sempre lotada, seu próximo evento acontecerá em sua terra natal, Aracaju, em 20 de outubro, no Ciclo de Palestras Empreender pra Enriquecer. Para contratação de palestras, os interessados podem enviar as propostas pelo Whatsapp (79) 98102 0909.