Hoje é o último dia para que pequenas empresas possam aderir ao programa Simples Nacional 

Hoje, é o último dia para que micro e pequenos empresários possam aderir ao Simples Nacional, regime tributário diferenciado para empresas com o ganho de até 4,8 milhões.  

O Simples Nacional, reúne em apenas um documento toda arrecadação dos principais tributos federais, estaduais, municipais e previdenciários devidos pelo micro e pequeno empresário.  

O recolhimento, feito por esse único documento, deve ser pago até o dia 20 do mês seguinte à receita bruta que foi colhida.  

O contador André Charone, explica que embora a receita federal não tenha excluído nenhum empresário inadimplente ou com débitos tributários no ano passado por conta da pandemia de COVID-19, é muito importante estar com o cadastro regularizado e sem dívidas.  

As empresas que estavam no lucro real e registraram uma queda significativa no faturamento no ano passado, por conta da pandemia, deverão cumprir o mesmo prazo. Já as empresas que não eram optantes pelo programa Simples Nacional, no momento da opção, o sistema irá mostrar se há pendências com os fiscos federal, estadual ou municipal.   

 Caso haja pendências com a Receita Federal ou com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, o contribuinte pode seguir as orientações para regularização de pendência no site da RF, sem a necessidade de ir até uma unidade do órgão.   

 Para regularização de pendências com os estados, Distrito federal e municípios, o contribuinte deve procurar a administração tributária responsável.   

 

A solicitação do simples nacional pode ser feita pelo site: http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/ 

  

Sobre André Charone: 

 

André Charone iniciou cedo na carreira da contabilidade, filho de contador, o jovem sempre se espelhou na família e por este motivo já sabia o caminho que iria trilhar.   

Em 2010 com 21 anos apresentou na Espanha um trabalho em um congresso de contabilidade, no mesmo ano passou a atuar como professor universitário.   

 De lá para cá passaram mais de 10 anos, e hoje com toda essa bagagem o jovem, busca através das redes sociais divulgar e ensinar de forma gratuita os princípios da contabilidade.   

Graduado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV e Extensão Universitária em Harvard (EUA), André, possui dezenas de artigos e seis livros publicados, também é palestrante e apresentador, possuí um programa de TV chamado “Conexão Contábil”, no canal TVM em Belém.   

 

 Para mais informações sobre André:  

Instagram: https://www.instagram.com/andrecharone/  

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCzC-avxUpcO0t0UjHqBpFGg 

Leia mais  Rodrigo Bucollo, da Best View Inglês, analisa receio das empresas pela diversidade sexual e racial