Importância do alongamento para os profissionais da área da saúde

Escrito por Ana Paula Moro Quinteiro e Caroline Moreira Serena
É muito comum profissionais que trabalham muito tempo na mesma posição, sentirem dores na coluna, nos ombros, pescoço e lombar. Isso ocorre, devido a postura inadequada e as tensões do dia a dia, que com o passar do tempo, podem trazer sérios problemas à saúde!
Podemos usar como exemplo, os dentistas, que ficam muito tempo na mesma posição, sentados, com a cervical desalinhada. O alongamento nesse caso, é essencial!

O alongamento é, basicamente, um exercício focado na flexibilidade dos músculos do corpo. Ao realizá-lo a pessoa estará esticando grande parte das fibras musculares. Sendo assim, é um grande aliado para prevenir as dores, aliviar as tensões e melhorar a qualidade de vida.

Ao se dedicar poucos minutos por dia a essa prática, todo o corpo vai se beneficiar.
E saiba que, é possível fazer alongamentos até mesmo sentado na sua cadeira, antes do expediente começar, durante o intervalo ou quando as dores já estiverem atrapalhando o alongamento pode ajudar aliviar!

Leia mais  Michelle Brasileiro é a nova embaixadora Maxiline Profissional

Benefícios do alongamento:
•Melhora a postura
•Ativa a circulação sanguínea
•Diminui tensões
•Aumenta a oxigenação e melhora a respiração
•Alivia dores musculares

•Desenvolve a consciência corporal
•Traz sensação de bem-estar

Para um melhor benefício, o ideal é praticar o alongamento pelo menos três vezes por semana. É importante ressaltar, que você não deve sentir fortes dores ao se alongar e deve respeitar sempre os limites do corpo, relaxando e inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca.
No geral, cada posição deve ser mantida de 15 a 45 segundos.

E uma dica para quem deseja usufruir de todos os benefícios do alongamento, é procurar uma aula específica. Ballet, pilates e yoga também são ótimas opções!

Nunca é tarde para começar. Alongue-se sempre que puder!