Infeção urinária recorrente : como prevenir e trata

É claro que, quando se fala em qualquer infecção, pensa-se primeiramente em tratamento médico. O que muita gente não sabe é que, além dos medicamentos, a alimentação também pode auxiliar no tratamento e no controle de infecções.
Entre as medidas alimentares para ajudar no tratamento está o aumento no consumo de água e de alimentos considerados diuréticos, que ajudam a produzir mais urina, favorecendo a eliminação das bactérias causadoras da infecção. Entre as opções estão a melancia 🍉, o melão 🍈, aspargos, salsa, graviola, abacaxi 🍍 e pepino 🥒.
É importante também saber o que evitar durante um quadro de infecção. Procure não consumir alimentos que possam estimular inflamações no organismo e até dificultar a cura, como aqueles ricos em açúcar e farinha refinados, cafeína, refrigerantes, alimentos picantes, adoçantes artificiais, carnes processadas e bebidas alcoólicas.
Procure também repousar e dormir pelo menos 8 horas por noite. Isso faz muita diferença para o sistema imunológico e pode ajudar bastante no combate a infecções.
Fazer mudanças alimentares focadas em sua saúde é algo sempre positivo – e não precisa ser nada complicado. Seu nutricionista poderá recomendar uma dieta feita especialmente para você, que seja não apenas mais saudável, como também mais benéfica ao seu sistema imunológico.
Mais saúde e bons hábitos diminuem as chances de novas infecções.

Leia mais  A importância da pausa na dieta