Mas afinal de contas, como manter o corpo “sarado” o ano todo? Dr. Marco F. Mastrandonakis

Marco Flavio Mastrandonakis

Mas afinal de contas, como manter o corpo “sarado” o ano todo?”

Aí está uma pergunta que ouço o tempo todo nestes anos trabalhando com a melhora do contorno corporal das pessoas.
Não é nenhuma novidade mas o ritmo de exercícios deve ser mais intenso nas fases do ano, onde tradicionalmente comemos mais. São nas festas de fim-de-ano e no inverno.

Se você é do tipo displicente em sua rotina de exercícios físicos, sua salvação está na sua rotina alimentar. A cirurgia de contorno corporal, mesmo se você estiver até de uns 6 a 8 kg acima do peso, poderá recorrer à lipoescultura.

Têm suas vantagens. Quando removemos cirurgicamente os locais com maiores concentrações de gordura, através da aspiração, existe uma dificuldade de os mesmos locais, voltarem a armazenar a gordura com a mesma facilidade de antes.

Mesmo assim, não tem milagre. Mas você não deve se sentir culpada por isso. Uma rotina de exercícios super rigorosa o ano todo, pode ser mantida apenas pelos aficionados e pelos atletas profissionais, que mesmo assim ainda deixam escapar algum agradinho de vez em quando.

O aconselhamento nutricional é o mais importante. Se você tiver consciência do que estiver ingerindo, poderá fazer uma tabela individual de compensações, seja com dieta ou malhação. Assim você pode começar a se conhecer melhor e assim se reeducar.

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Um dos segredos está em não errar na janta. Assim, pode-se até exagerar-se um pouco no almoço, (não muito pra não ficar com sono a tarde toda) pois durante o dia fica mais fácil queimar o excesso de calorias. À noite, ao dormir, você guarda toda essa energia consumida no jantar, na forma de gordura. Desta forma, pode-se levar a rotina sem utilizarmos os moderadores de apetite. Não que eles não sirvam. Servem e são extremamente eficientes quando orientados por um médico experiente, observando seu estado emocional e seu metabolismo através de exames clínicos.

Outro segredo está em tomar água o tempo todo. Em torno de 2 a 3 litros por dia, para quem não tem nenhuma restrição hidrica prescrita por seu médico.

A função é a de enganar a ansiedade e quando você for comer, ocupar o espaço do estômago com a água, além de fazer bem para os rins e sua pele, é claro.

Outra coisa, esqueça a tentação de tratamentos que prometem milagres. Sejam eles clínicos ou cirúrgicos. Perceba que eles sempre aparecem nestes períodos, antes do verão, onde as pessoas estão sedentas por parecerem saradas. São ótimos pra encher o bolso de quem vende.