Primeira NF3e emitida em Santa Catarina foi de um Cliente Useall

Clientes da Useall nos estados do Rio Grande do Sul (RS) e Paraná (PR) também já estão utilizando o faturamento de energia elétrica de forma digital.

A previsão da obrigatoriedade legal era para 01 fevereiro 2022, porém, em Janeiro de 2022, foi lançado um ajuste que passou a obrigatoriedade da emissão da NF3e em Santa Catarina e em alguns outros estados para setembro de 2022.

No início de Fevereiro, a primeira NF3e foi emitida em Santa Catarina, pela Cooperaliança, primeiro Cliente da Useall deste setor. O documento foi recebido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SC) no dia 1° deste mês.

“Ficamos felizes e surpresos em sermos os primeiros a conseguir autorizar a nota fiscal eletrônica em SC, não tínhamos a pretensão disso. Nosso foco era realizar o faturamento sem atrapalhar o processo diário e contínuo de leitura e emissão das faturas. Durante toda a homologação e preparação da base de dados, a Useall sempre esteve presente colaborando com o processo, nunca medindo esforços para esclarecer as dúvidas e ajudar a solucionar problemas que foram aparecendo. A Useall nos deixou bem confortáveis com o apoio recebido em todos os momentos, graças a essa relação que temos e muito trabalho dos departamentos comercial e faturamento foi possível a mudança no prazo estabelecido”, disse Rafael Bacis, Coordenador de TI da Cooperaliança.

A Nota Fiscal de Energia Elétrica é o documento emitido e armazenado em formato eletrônico. Seu objetivo é documentar as operações relativas à fatura de energia elétrica. Com a validade jurídica sendo garantida pela assinatura digital do emitente. Já a autorização de uso, é garantida pela administração tributária da unidade federada do contribuinte.

Leia mais  Vale a pena aderir à energia solar em casa?

“Desde o inicio o Projeto de implantação da NF3e foi desafiador, pois, precisamos buscar o conhecimento diretamente da fonte, com isso tivemos segurança em iniciar o registro de NF3e antes mesmo de ser obrigatório. Grandes Distribuidoras ainda não conseguiram realizar esse registro de NF3e e nós já colocamos em operação em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. E digo com segurança que estamos prontos para pôr em produção nos demais estados”, explica Luiz Gustavo Fabro Triches, Analista de Negócio da Useall Software.

Nesta semana, foi a vez dos Clientes do estado de Goiás (GO) também iniciarem o uso da tecnologia.
De acordo com a diretora de Administração Tributária (DIAT), Lenai Michels, a NF3e trará um excelente avanço para as partes envolvidas.
“Além de trazer maior segurança entre as operações e controle em tempo real, também será possível uma redução dos custos de arquivamento, eliminação do uso de papel e pesquisas feitas de uma forma mais rápida e precisa”, pontua Lenai.

A Useall foi pioneira na integração e desenvolvimento do recurso para emissão da nova Nota Fiscal Eletrônica do tipo NF3e, levando inovação e tecnologia de forma ágil aos Clientes.
A Useall Software está no mercado de software há 22 anos, presente em praticamente todo o Brasil com suas soluções, tendo como propósito servir com tecnologia.
A empresa atende mais de 2mil Clientes, mais de 5mil usuários. Atualmente, conta com aproximadamente 250 colaboradores, com matriz em Criciúma/SC e 03 filiais (Florianópolis/SC, Caxias do Sul/RS e Sorocaba/SP).

https://www.useall.com.br/