Quais são as suas metas para 2021?

Chegamos à primeira semana do ano e quero te fazer uma pergunta: você realizou todas as metas que havia traçado para 2020? 2021 foi um ano muito atípico, com muitas mudanças e transformações.

 

Agora é a hora de pensar quais são as suas metas para o Ano Novo!

 

Mais de 80% das metas propostas pelas pessoas na noite de Réveillon não se sustentam até o segundo mês do ano, justamente porque planejam de maneira inadequada, ou porque estão apenas focadas em realizar um “ritual” de passagem de ano.

 

Então, se você quer fazer 2021 ser um ano diferente, realmente colocando em prática suas metas de Ano Novo, te convido a refletir comigo no artigo de hoje.

 

O ano está acabando, e agora?

Nessa época do ano, boa parte das pessoas fazem um balanço, mesmo que mental, de tudo o que conseguiram realizar ao longo dos 365 dias que se passaram e você  provavelmente também pensa sobre o que deu certo ou não.

 

É fato que todos nós temos metas e objetivos que queremos conquistar, sejam de curto, médio ou longo prazo. E o fim do ano faz crescer em nós o desejo de renovação, mudança e fechamento de ciclo.

 

Mas talvez nós não saibamos como organizar todas as nossas metas em escala de prioridades para que, de fato, consigamos realizá-las.

 

Muitas pessoas se sentem frustradas ao ver o ano acabando, justamente por se perceberem estagnadas, sem terem conseguido realizar os objetivos que se propuseram ao longo dos doze meses.

 

Ficam desesperadas pensando na viagem que não fizeram, na conta bancária que não saiu do vermelho, na meta que não conseguiu realizar como líder, no carro que não foi trocado, na promoção inatingida, no relacionamento com a família que não melhorou… E a lista é longa.

 

Por isso, quero que reflita sobre uma questão: apenas traçar metas é o suficiente para realizá-las? Ou será que é preciso fazer algo diferente?

 

O que impede você de alcançar suas metas?

 

Partilhei com os leitores do meu livro #Atitude que te move uma coisa interessante. Na infância, geralmente sonhamos com uma série de coisas e ficamos imaginando o dia em que seremos “grandes” para realizar tudo aquilo que desejamos.

 

Mas crescemos e é bastante comum que a persistência fique lá trás. A vida vai nos levando para outros lugares e, quando percebemos, a força dos acontecimentos nos direcionou para desafios novos.

 

E embora existam coisas que fogem ao nosso controle nesse momento, alguns fatores impedem qualquer pessoa de alcançar o que deseja:

Leia mais  Como lidar com os medos no mundo corporativo por Paulo Alvarenga (P.A.)

 

  • Ausência de foco 

Não adianta remoer o que já passou, é preciso olhar para a frente, pensando no que ainda se pode realizar. Essa é a primeira estratégia para atingir metas: foco.

Foque no que você deseja atingir e coloque toda a sua atenção e energia nisso.

Pessoas com foco raramente deixam de ter visão do que querem e, por isso, são muito mais determinadas em seus objetivos.

 

  • Dificuldade em dar prioridade

O ano acabou mas não se desespere, você está́ na primeira semana de um ano novo, tenha em mente as metas que você quer atingir e saiba que algumas têm mais prioridade do que outras. Você é o responsável por determinar o que quer realizar primeiro.

 

Não adianta querer “abraçar o mundo”. O ano tem apenas 12 meses e, depois, quem se frustra é apenas você!

 

  • Falta de propósito

O propósito é nosso GPS. Ele é o responsável por nos mostrar o caminho e, quando desviamos de nosso destino por algum motivo, o GPS recalcula a rota que precisamos seguir para que consigamos chegar onde pretendemos.

Por isso, não crie metas “vazias” e que não fazem sentido para você. Se deseja ganhar uma promoção, entenda a fundo o porquê disso ser importante. Com uma meta fundamentada por um propósito, você fica mais motivado para dar pequenos passos em direção ao seu objetivo.

 

Tenha alta performance em 2021!

 

Mesmo sendo uma lista pequena, esses 3 itens são o bastante para te fazerem traçar um 2021 com mais performance em tudo o que deseja. Mas o primeiro passo, claro, é olhar para si mesmo e entender o que deve ser diferente no ano que vem.

 

Muitos de nós vivemos em um piloto automático que não nos permite olhar para nossas próprias vidas com atenção.

 

Meu conselho é: tire um tempo para você antes do ano acabar e faça um balanço de como foi o seu ano, caso ainda não tenha feito isso, ainda está em tempo, estamos apenas na primeira semana do ano.

 

É hora de traçar um plano de ação, focando nas áreas que não vão tão bem, elenque seus objetivos por ordem de prioridade, assim você direciona seu foco da melhor forma.

 

Um ótimo 2021 para você e conte comigo para sua jornada!

 

Abraços,

 

Paulo Alvarenga (P.A.)

CEO & Founder da Mastersoul