Soft skills por Paulo Alvarenga (P.A.)

                                                                       Porque elas são tão importantes para alavancar sua carreira em 2021

 

Se você esteve inserido no mercado de trabalho no ano de 2020, em pequenas ou grandes empresas, sabe exatamente o quão difícil foi conciliar todas as atividades, metas e resultados com o cenário que se mostrava desafiador.

 

Quem dominava habilidades como resiliência, colaboração, criatividade, flexibilidade e adaptabilidade, conseguiu dar um salto nos desafios gerados pela pandemia, isso é um fato.

 

E é exatamente sobre esse conjunto de habilidades que se chamam soft skills, que eu quero falar com você no artigo de hoje.

 

Se você sente que está patinando em sua carreira e não consegue sair do lugar, que não atinge a promoção que tanto deseja, se assumiu algum cargo de liderança e não sabe por onde começar na gestão, fica comigo e leia o artigo até o fim.

 

Soft Skills são competências subjetivas e diretamente relacionadas à inteligência emocional de um indivíduo. Estas capacidades são, normalmente, adquiridas e aprimoradas por meio de experiências vividas ao longo do tempo.

 

Não são habilidades “suaves” ou “leves”, mas aquelas que lidam com a relação e interação com outros.

 

E, no lado oposto das soft skills, estão as hard skills: habilidades técnicas que você pode aprender e são facilmente mensuráveis, como por exemplo, a fluência em um idioma ou domínio de alguma ferramenta.

 

São aquelas que, normalmente, entram em currículos e que são aprendidas em escolas, faculdades e cursos.

 

Leia mais  Por que a Inteligência Emocional é a competência mais importante da Atualidade?

Ao contrário da hard, as soft skills são importantes para qualquer profissão e carreira. São habilidades que distinguem profissionais medianos daqueles com alta performance.

 

Elas também são competências fundamentais para o líder que quer transformar uma gestão comum numa liderança inspiradora.

 

Por que as soft skills importam tanto para alavancar sua carreira?

 

Segundo Daniel Goleman, pai da Inteligência Emocional e maior referência nesse assunto no mundo, em uma pesquisa global realizada com 450 lideranças e 450 jovens, 3/4 disseram que jovens em início de carreira não estavam prontos para o seu trabalho.

 

Na maioria dos casos, o jovem é inteligente, ambicioso. Prova que consegue desempenhar a função e realizar o trabalho. É comprometido e apaixonado, então, o que lhes falta?

 

Soft skills, conclui Daniel Goleman, que as define como traços e comportamentos que caracterizam nossos relacionamentos com os outros.

 

Conforme a aceleração digital cresce, a globalização acelera e as estruturas organizacionais evoluem, essas soft skills se tornam mais indispensáveis do que nunca.

 

Aqui vai mais alguns exemplos de soft skills em alta:

 

  • Orientação para resultados
  • Autoconsciência emocional
  • Gestão de conflitos
  • Comunicação eficaz
  • Trabalhar sob pressão
  • Liderança inspiradora

 

Lembre-se sempre dessa reflexão: Seu Q.I. (quociente de inteligência) garante um emprego, inteligência emocional assegura uma promoção, e a falta de gestão das emoções faz com que você seja demitido.

 

Quer saber como alavancar sua carreira, ser mais eficiente e focado desenvolvendo as soft skills mais essenciais da atualidade?

 

Continue acompanhando os artigos, nas próximas semanas lançarei uma novidade capaz de alavancar sua vida e carreira.

 

 

Um abraço e até semana que vem,

 

Paulo Alvarenga (P.A.)

CEO & Founder da Mastersoul