Sorvete de azeite

Em uma variedade de sabores, sejam eles frutados, suaves, mais intensos, amargos, picantes e até mesmo doces, os azeites são versáteis e podem ser explorados não somente em receitas salgadas. Hoje em dia ele é usado também em doces, como o tradicional pudim de azeite e mel, de Portugal.
O azeite de oliva extravirgem é um alimento muito saudável, rico em gorduras monoinsaturadas, que reduzem o mau colesterol (LDL). Possuem ainda polifenóis, que são antioxidantes e combatem os radicais livres.
Harmonizá-lo com sorvete pode, à primeira vista, parecer uma combinação estranha. Mas você vai se surpreender com esta receita, bastante tradicional da região italiana da Toscana. Não é à toa que é encontrada em sorveterias de todo o mundo. Acredite: é sucesso garantido!
INGREDIENTES:
– 3/4 de xícara de adoçante culinário
– 1 xícara de leite semidesnatado
– 4 gemas de ovo
– 1/3 de xícara de azeite de oliva extravirgem
– 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO:
Em uma panela média, junte o leite, o adoçante e o sal. Em um recipiente, bata as gemas até elas ficarem espumosas. Sem parar de bater as gemas, acrescente o líquido da panela lentamente. Volte com a mistura para a panela e leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até que o creme fique espesso.
Deixe na geladeira durante a noite. No outro dia, acrescente o azeite ao creme enquanto bate com o fouet. Então, guarde o creme, que estará mais encorpado, no congelador.
Sirva com filetes de azeite por cima e decore usando sua criatividade. Raspas de casca de frutas cítricas podem dar um charme especial, assim como lâminas de frutas, pedaços de frutas cozidas ou até folhas de oliveira ou hortelã.

Leia mais  O poder dos temperos naturais