Técnicas para limpar o espelho da maneira correta

Como limpar vidros sem danificar sua superfície

Manter a limpeza de sua casa e móveis é essencial para um bem-estar elevado. Limpeza traz aconchego e bem-estar para você, sua família e suas visitas e também mostra o quanto você se importa com seu lar!

Porém há um item que deixa muitos com diversas questões quando o assunto é limpar ele. O espelho, claro, precisa de muitos cuidados específicos ao ser limpado para que não o manche, não o quebre e continue com sua qualidade original. 

Mas muitos não entendem o que fazer durante sua faxina quando está na hora de limpar o espelho, por isso trazemos algumas dicas e produtos que você pode utilizar quando quer deixar seu espelho com uma limpeza impecável!

Lista de produtos que podem ser usados

Os produtos para limpar seu espelho não são nada difíceis de encontrar, aliás, você provavelmente já pode ter eles agora mesmo em casa! Há algumas sugestões para limpar seu espelho com diferentes produtos, mas o ideal são os seguintes:

  • Água limpa
  • Detergente neutro
  • Álcool
  • Pano macio
  • Papel toalha
  • Esponja (sempre o lado macio)

Todos os produtos mencionados são já produtos do qual muitos têm em casa. É necessário fazer uma mistura leve desses produtos dentro de um recipiente, por exemplo, um balde, e então aplicar esses produtos em um pano. Tenha certeza que misturou os produtos bem e usou uma quantidade aceitável de álcool e detergente neutro dentro de uma grande quantidade de água limpa.

Mas até mesmo o pano pode ser uma questão complicada para a limpeza de espelhos. Usar um pano de textura errada pode vir a trazer manchas ou, pior, apenas espalhar a sujeira em seu espelho! Entenda agora qual o pano ideal para limpar seu espelho.

Qual o pano ideal para limpar espelhos?

Como dito antes, caso seu espelho esteja sujo, algumas texturas e tipos de panos podem apenas espalhar essa sujeira e não realmente ajudar com a situação. Por isso, opte sempre por certos tipos de pano como os de flanela, sua textura é ideal para que nenhuma sujeira fique grudada no espelho.

Outra opção seria não usar um pano, mas sim uma esponja como dito antes. Sempre use o lado macio para que a limpeza seja mais eficiente.

É possível usar uma combinação do pano de flanela junto a esponja. Aplicando primeiro o detergente com a esponja e esfregando cuidadosamente e então retirando o excesso com o pano de flanela. Isso ajuda a obter uma limpeza mais cuidadosa e bem pensada.

Leia mais  O que o Coronavírus tem a ver com a Anemia? Médico Nutrólogo  Alexander Gomes de Azevedo  explica

Limpando o espelho passo a passo

Agora que entende quais os produtos que podemos usar na limpeza de um espelho, então está na hora de aprender como botar a mão na massa mesmo. O processo pode levar alguns minutos, mais longos ou mais curtos, depende simplesmente do estado de seu espelho. Se você está determinado a se dedicar pela limpeza de seu espelho, então entenda como o processo deve ser feito:

  1. Prepare um balde ou recipiente de água limpa e misture a mesma com outros produtos.
  2. A mistura deve ser feita com sabão neutro ou álcool. A escolha pode ser sua mas um desses produtos deve ser misturado à sua água. Lembre-se sempre de não usar quantidades exageradas de nenhum desses produtos mencionados.
  3. Antes de passar seu pano molhado ou sua esponja, tire a sujeira extra do espelho por meio de um pano macio e seco. Pode ser usado um pano de flanela seco ou um espanador.
  4. Ao aplicar um produto, não aplique ele diretamente ao espelho, isso pode manchar seu espelho para sempre. Em vez disso, aplique em sua esponja ou pano de flanela. O ideal para aplicar a mistura feita antes é um borrifador.
  5. Esfregue seu espelho com cuidado e carinho, não aplique muita força sobre o vidro.
  6. Para secar seu espelho, segure ele e faça movimentos circulares. Caso for um espelho muito grande, evite fazer apenas algumas partes, tente cobrir todo o espelho com o produto e então deixar secando.

Produtos que devem ser evitados

Agora que sabemos o que fazer para ter um espelho muito mais brilhoso e limpo, precisamos entender alguns produtos que nunca podem ser usados para a limpeza do mesmo, caso não queira manchas. Veja:

  • Amônia
  • Panos que soltem fiapos ou são ásperos
  • Esponjas do lado verde e áspero
  • Cloro
  • Lixa
  • Palha de aço
  • Água sanitária

Evite o uso desses produtos para que seu espelho fique realmente super brilhante e com uma aparência maravilhosa.

Conclusão

Portanto, agora que sabe como limpar um espelho com destreza, aplique essas dicas durante sua próxima faxina. Nada mais de manchas irritantes em seu espelho, é hora de adquirir aquele brilho tão querido!

É muito importante sempre adquirir novas técnicas de limpeza para sempre melhorar a limpeza de seu lar! Essas técnicas para limpar o espelho da maneira correta vão com certeza lhe ajudar muito!