Vinicius de Lima Neves: Como aprender a programar

Vinicius de Lima Neves fala de dicas importantes, ensinando a novatos terem sucesso na arte da programação.

Aprender a programar não é algo que você possa fazer em um dia da semana, mas também não precisa ser o trabalho de uma vida inteira. Há muitas coisas que você pode fazer para facilitar quando estiver aprendendo a programar.

Agora, descubra como tirar o máximo proveito do seu aprendizado.

A grande verdade é que muitos programadores iniciantes, desistem no inicio do caminho, justamente pelo fato da programação parecer apenas um conjunto de números e sintaxes.

Ler códigos e aprender a programar, geralmente é sobre as palavras inseridas nas linhas objetivas na página.

Quando você está aprendendo a programar, certifique-se de olhar e tentar entender cada exemplo.

Quando aprendi a programar, às vezes eu lia os exemplos de código antes do texto e tentava descobrir o que eles poderiam executar.

Nem sempre funciona, mas me forçou a examinar o exemplo com muito cuidado, e muitas vezes ajudou a tornar as anotações mais claras.

Vinicius de Lima Neves: A prática e execução é o grande segredo

Mas quando você está lendo um tutorial de programação, é fácil olhar para o código de exemplo e dizer “Eu entendi, entendi, isso faz sentido”. Claro, você pode entender, mas você pode não entender, e você simplesmente ficar a ver navios . Há apenas uma maneira de descobrir – executar o código.

Em seguida, digite o código de exemplo em um compilador – se você digitá-lo, em vez de copiá-lo e colá-lo, você realmente se forçará a passar por tudo o que está lá.

Leia mais  3 Melhores cursos para ser autodidata em informática

Digitar o código forçará você a prestar atenção aos detalhes da sintaxe da linguagem – coisas como aqueles engraçados ponto-e-vírgulas que parecem ir depois de cada linha.

O software é o maquinário mais facilmente alterado do planeta. Você pode experimentar facilmente, tentar coisas novas, ver o que acontece; as mudanças acontecerão quase imediatamente, e não há risco de morte ou caos.

A maneira mais fácil de aprender novos recursos de linguagem é pegar algum código que funcione de uma maneira e alterá-lo.

Uma vez que você entenda algo sobre a linguagem – ou mesmo se você ainda estiver aprendendo – comece a escrever programas de amostra e comece a testa-los . Às vezes é difícil encontrar boas ideias para quais programas escrever. Certamente com o tempo ideias surgirão para o seu sucesso.

Primeiro, procure explicações alternativas. A internet está repleta de informações sobre programação, e algumas explicações funcionam melhor para diferentes pessoas.

Hoje em dia já é possível encontrar cursos online que são capazes de entregarem conteúdos com exemplos práticos que fazem total diferença na vida dos usuários.

Sobre o autor

Vinicius de Lima Neves se trata de um jovem empresário especialista no ramo de tecnologias. Com o passar dos anos Vinícius passou a se dedicar na criação de conteúdo de qualidade para seus seguidores.