Vivien Munaro explica como higienizar os alimentos, processo também chamado de sanatizacao

Especialista em saúde está à frente da VM documental dando consultoria na área de saúde explica:
“Depois de comprar frutas, legumes e verduras é hora da higienização, processo também conhecido como sanitização. Isso irá garantir que tenha alimentos livres de microrganismos, além de estimular o consumo, a durabilidade e ganhar tempo no preparo”.
HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS
1. Faça a higienização das mãos com sabonete líquido, esfregando inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos.
2. Lave as frutas, verduras ou legumes em água corrente removendo toda a sujeira.
3. Em uma tigela, faça uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou utilize hipoclorito de sódio, conforme as recomendações do fabricante.
4. Coloque as frutas, legumes ou verduras na solução por 15 minutos.
5. Retire os alimentos, lave-os em água corrente e os deixe secar naturalmente.
6. Os alimentos que não forem consumidos na hora devem ser armazenados em potes com tampa e colocados na geladeira para aumentar sua durabilidade. Tábua de corte
O uso da faca faz com que a tábua de madeira ganhe fissuras, que podem acumular água e restos de alimentos, terreno ideal para a proliferação de microrganismos. As versões de madeira são, inclusive, proibidas em restaurantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A indicação é que a superfície seja lisa e impermeável, por isso, até mesmo em casa, uma opção é a tábua de vidro temperado, fácil de limpar, secar e não guarda cheiro. A versão de plástico, com o tempo, também pode ficar comprometida. Nesse caso, troque-a sempre que apresentar ranhuras e higienize-a conforme indicado abaixo.

Leia mais  Dentista Dr. Esdras Guimarães ressalta a importância do tratamento preventivo

• Limpe a tábua com uma esponja e detergente neutro.
• Lave-a em água corrente e, em seguida, deixe-a por 15 minutos em uma solução com 1 colher de sopa de água sanitária e 1 litro de água.
• Retire a tábua da solução, coloque-a de pé para escorrer o excesso de água e deixe secar naturalmente.
• Guarde-a em local seco e arejado. Pano de prato
Devido à umidade, o pano de prato pode contaminar os utensílios com fungos e bactérias, por isso troque-o todos os dias. Para fazer a higienização, ferva o pano por cinco minutos em 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e, depois, lave-o normalmente. Quando estiver seco, utilize o ferro de passar roupa. Para secar as mãos, use sempre uma toalha; e para pegar panelas, use luvas térmicas.

“As embalagens podem concentrar grande quantidade de micróbios, parasitas ou substâncias tóxicas, por isso lave-as bem antes de consumir alimentos enlatados ou leite longa vida, por exemplo”, explica Vivien Munaro.