Franquias de alimentação em alta: 5 marcas com sabor de sucesso para investir

Com alta demanda e operação eficiente, setor alimentício continua entre os mais rentáveis do franchising brasileiro


O segmento de alimentação segue liderando o ranking de interesse entre investidores que desejam entrar no mundo das franquias. E não é por acaso. A combinação de alta recorrência de consumo, ticket médio acessível e modelos com operação simplificada faz com que as franquias alimentícias sejam vistas como negócios sólidos e com bom potencial de lucro.


Em 2024, o setor de franquias de alimentação cresceu com força e atraiu novos empreendedores que buscavam marcas com produtos validados, bom suporte e operação eficiente — seja em modelos de delivery, take away ou loja física.


Entre os destaques estão redes que atuam com foco em especialização de cardápio, branding consistente e logística bem estruturada.
A seguir, conheça quatro franquias de alimentação que se consolidaram no mercado e oferecem boas oportunidades de investimento para quem deseja empreender com o pé direito em 2025.


Ital’In House


A Ital’In House é uma rede de franquias especializada em comida italiana servida em boxes, com foco no modelo de delivery. Com cerca de 150 unidades em operação, o cardápio inclui massas, nhoques e risotos preparados com cuidado e aprovação de paladares exigentes. O franqueado é responsável pela administração da unidade, vendas e ações de divulgação local.
Investimento inicial: a partir de R$ 250.000
Faturamento médio mensal: acima de R$ 300.000
Prazo médio de retorno: entre 16 e 18 meses
Site: italinhouse.com.br


Hungara Lanches


Fundada em 1983 em Niterói (RJ), a Hungara Lanches é uma rede de lanchonetes tradicional, famosa pelos “italianos” — salgados típicos da região acompanhados de maionese temperada. A marca possui mais de 40 unidades em cidades como Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio de Janeiro e São Paulo. A expansão em formato de franquia começou em 2022, com produção centralizada em sua fábrica própria, garantindo padronização e qualidade.


Investimento inicial: R$ 200.000
Faturamento médio mensal: R$ 120.000
Prazo médio de retorno: de 13 a 20 meses
Site: hungaralanches.com.br


Galo Zé


A Galo Zé é uma rede de franquias especializada em frango frito, criada em 2017. A marca se destaca por sua gestão eficiente, qualidade dos produtos e uma linha exclusiva com mais de dez molhos. Com foco em padronização, todas as unidades seguem processos bem definidos que garantem agilidade, redução de custos e alto padrão de entrega, sempre com suporte ativo da franqueadora.


Investimento inicial: a partir de R$ 130.000
Faturamento médio mensal: R$ 70.000
Prazo médio de retorno: de 15 a 18 meses
Site: investimento.galozefranquia.com.br


Sua Coxinha


Fundada em 2017 em Jundiaí (SP), a Sua Coxinha é uma rede de franquias de lanchonetes especializada em coxinhas crocantes por fora e macias por dentro, com receita exclusiva e sabor aprovado pelos consumidores. A marca está em plena expansão e já conta com 14 unidades em operação. O franqueado atua na gestão da loja e na operação do negócio.


Investimento inicial: a partir de R$ 150.000
Faturamento médio mensal: entre R$ 60.000 e R$ 80.000
Prazo médio de retorno: entre 12 e 24 meses
Site: suacoxinha.com.br