As empresas realmente conhecem os funcionários?

Hoje os desafios das empresas são muitos! A situação econômica está mais complexa, existe muita burocracia no Brasil, elevados impostos, uma moeda que não favorece as importações e, além de tudo isso, a chegada da pandemia em 2020 adicionou também o home office na rotina diária.

No meu dia a dia, sigo muitas companhias principalmente na Europa e vejo sempre a mesma questão indiferentemente do país e do segmento da empresa: como ser uma empresa humanizada sem ter a possibilidade de conhecer o funcionário?

Esse é um grande desafio para o setor de recursos humanos, e por sorte hoje sabemos que muitas técnicas usadas no mundo do autoconhecimento e desenvolvimento humano podem beneficiar muito as empresas que investem nesse setor.

Imagine conhecer a personalidade de cada funcionário e também os valores que essa pessoa tem neste momento da vida, seria muito mais simples do que escolher as melhores mansões para aquela pessoa especificadamente, seria bem mais fácil criar temas harmônicos e ajudaria ainda mais nos relacionamentos entre colegas.

Estou ciente que a maioria das empresas que oferecem essa tipologia de cursos muitas vezes exibem programas de motivação ou ferramentas que não possuem embasamento científico, como por exemplo a análise do perfil comportamental (DISC), metodologia criada em 1928 pelo psicólogo William Moulton Marston, que ficou muito mais famoso por ter inventado o polígrafo e a personagem Mulher Maravilha do que o teste DISC, não reconhecido pela ciência.

Existem por exemplo duas metodologias que, se combinadas com profissionalismo, podem fornecer todas as informações sobre a pessoa e mostrar claramente a personalidade e os valores, além de prever as prestações do mesmo.

Estou falando de duas ferramentas muito usadas no mundo empresarial a nível global e com um histórico forte e bem posicionadas no panorama científico.

A primeira é o eneagrama das Personalidades, sistema descoberto há mais de 2500 anos e que hoje é considerada um grande diferencial também em multinacionais. Um dos maiores nomes que contribuíram fortemente para a compreensão e sofisticação do estudo deste conhecimento foi o médico psiquiatra Claudio Naranjo, de tanta fama que até Fritz Perls (fundador da terapia Gestalt) escolheu Naranjo como um dos seus 3 sucessores.

Leia mais  O papel das competências humanas para a mudança na educação brasileira

A Dinâmica da Espiral® (Spiral Dynamics) é a ferramenta desenvolvida pelo psicólogo e professor universitário Dr. Clare W. Graves, e a teoria foi expandida por Don Edward Beck e Christopher Cowan, os quais ajudaram Nelson Mandela com a Dinâmica da Espiral® na reorganização da África do Sul.

O eneagrama é uma ferramenta que trabalha com a nossa personalidade. Ele já é utilizado por muitas grandes empresas como a Philips, Sony, Yahoo!, Toyota, dentre outras. Essa ferramenta oferece a possibilidade de entender os comportamentos, o sistema de pensamento e as habilidades de cada pessoa.

O sistema se divide em 9 tipos de personalidade e cada tipo tem 3 variantes baseadas nos diferentes instintos. Essas informações para o setor de RH são realmente fundamentais e ao mesmo tempo acredito que, uma vez combinadas a uma análise de perfil do eneagrama com a análise do sistema de valores operante inconsciente da pessoa através da teoria do Dr. Clare Graves (Dinâmica da Espiral®), os resultados serão incríveis porque além de poder conhecer a personalidade da pessoa, é possível descobrir os valores e então o que é importante para aquela pessoa, como se sente gratificada essa pessoa, em qual ambiente ela tem melhores prestações e muito mais.

Acredito que todas essas informações são literalmente imprescindíveis para permitir foco, um bom ambiente de trabalho, melhores prestações, aumento nas vendas e muito mais.

Contato do Instituto
Francesco Pellegatta Institute
Instagram: @francescopellegatta.institute
contato@pnl.expert
www.pnl.expert