Empresário adota ‘escambo’, dribla crise e aposta em estratégia ao aceitar produtos usados como parte de pagamento

Fundador de rede de venda de eletrônicos ousa e cresce em meio à pandemia

O surto de Covid-19 trouxe o agravamento da crise econômica, sendo que muitas empresas tiveram que fechar as portas, principalmente as que trabalhavam com produtos e serviços não essenciais. Na contramão dessa realidade, o mercado de eletrônicos vem crescendo. Segundo um estudo da The State of Mobile 2020, do App Annie, games são um dos maiores players do mercado mobile, movimentando US$ 86 bilhões ao ano.

Além disso, a democratização de smartphones impulsionou o setor no ano passado, de acordo com o novo relatório da SuperData, braço de análise de entretenimento da Nilsen. “Após uma análise detalhada do mercado resolvemos investir em uma estratégia ousada: nas negociações que os clientes fazem em toda nossa rede permitimos a utilização de produtos usados como crédito para compor o pagamento de uma compra nova. Sim, investimos no ‘escambo’ além de trabalhar com produtos de qualidade e com bom atendimento, para alavancar vendas e a estratégia funcionou”, comenta Ivan Rodrigues, fundador da rede X1 Games e Eletrônicos.

Com as pessoas em casa por causa da pandemia, a indústria de consoles e games para PC/TV foi uma das poucas que cresceram em 2020. O grande sucesso da X1 Games e Eletrônicos mostra que essa realidade vem promovendo progresso em lojas do ramo, que não conheceram crise no ano passado, ao contrário de muitos outros setores.

O escambo que o empresário pratica, vem impulsionando ainda mais esse crescimento que o mercado apresenta. “Aceitamos o usado como parte do pagamento do equipamento novo, seja celulares ou videogames, após avaliação, é claro. A vantagem desse tipo de transação não está apenas em promover crescimento de vendas, como também promover a economia compartilhada, sem falar no ganho da prática com relação à preservação ambiental”, lembra Rodrigues. Segundo um estudo realizado pelo coordenador do curso de Ciências Biológicas do Complexo Educacional FMU, Allan Pscheidt, o cenário atual é grave: “Atualmente, a produção de bens de consumo excede a capacidade do planeta em renovar os seus recursos. Para suprir a todos, seria necessária a quantidade de matéria-prima disponível em três Terras”.

Leia mais  Faveni lança APP para facilitar o dia a dia do estudante

História de um negócio de sucesso
Quem vê hoje Ivan Rodrigues no comando dos negócios em uma de suas três lojas da rede X1 Games e Eletrônicos – especializada em smartphones e videogames – não imagina o que ele passou para construir o seu pequeno império: “Comecei na garagem de casa, investindo 300 reais e hoje administro uma rede que só tende a crescer, com muito trabalho e dedicação, é claro”. Localizadas em shoppings nas cidades de Sorocaba, Votorantim e Itapetininga (interior de São Paulo), comercializam produtos que são o sonho de consumo para muita gente. “Antes era uma loja na garagem, hoje são três lojas e continuamos crescendo”, declara o empresário.

O sonho do menino que começou a trabalhar aos 12 anos de idade fazendo limpeza em quintais de conhecidos, se concretizou depois de muitos anos de luta. “Eu queria me tornar empresário no ramo de eletrônicos e nunca desviei do meu sonho. Já vendi de bananas a salgados na rua e hoje trabalho com o que gosto, oferecendo oportunidade a quem não tem já que além de aceitar produto usado como parte de pagamento, ainda divido a compra em parcelas nas vendas online”, fala.

Aos 31 anos, Ivan é considerado “campeão de vendas em Sorocaba”, com mais de dez mil clientes satisfeitos, segundo seu instagram. Ele é um empreendedor sorridente, que tem 163 mil seguidores, anda curtindo BBB, sempre faz rifas e sorteios que envolvem toda a sua clientela e mostra com admiração seu pai, Moisés Rodrigues, que sustentou a família também vendendo bananas, carregando-as em um carrinho de mão, tendo muita fé para lhe amparar nos momentos difíceis. O que o filho também aprendeu.

Serviços

Endereços da X1 Games e Eletrônicos (também vende online)
Loja 1: Itapetininga Shopping
Loja 2: Shopping Panorâmico
Loja 3: Sorocaba Shopping

Insta: @ivanrodrigues.x1
Facebook: @ivanrodrigues.x1