A liderança é contagiosa

Gerencie suas emoções e entenda como os perfis comportamentais afetam o outro e suas relações

 

Você sabia que a Inteligência Emocional representa 85% de todo sucesso profissional para quem exerce qualquer liderança?

 

Se você é líder, provavelmente sabe que exercer esse papel não é algo tão fácil e, muitas vezes, desafiador.

 

Se você tem um líder, com certeza espera que ele seja uma pessoa inspiradora, que eleve o potencial não só do ambiente, mas como o de todos que convivem ao seu redor.

 

É por isso que, parafraseando o “pai” da Inteligência Emocional e principal referência no mundo nesse assunto, Daniel Goleman, digo que: a liderança é contagiosa!

 

Durante minha Certificação Internacional em Coaching com foco em Inteligência Emocional ministrada pelo próprio Daniel Goleman nos EUA, fui impactado por uma de suas falas:

 

  • Para os líderes, a Inteligência Emocional representa 85% do seu sucesso profissional, enquanto apenas 15% se refere a conhecimentos técnicos.

 

  • E para quem não é líder, ela representa 66% de todo sucesso, e os outros 34% se refere aos conhecimentos técnicos.

 

Ou seja, entender o seu perfil comportamental, entender como você age e reage em relação a determinadas situações e como os seus comportamentos impactam tudo a seu redor, aprendendo a gerenciar suas emoções por meio da Inteligência Emocional, é o que importa. São os 85% do seu sucesso!

 

Os outros 15% são apenas conhecimentos técnicos.

 

Se você tem um estilo de liderança que não percebe, não respeita e não entende o perfil do outro, suas necessidades e motivações, exercendo um papel autocrático, ditador e controlador, são esses sentimentos e sensações negativas que você irá transmitir às pessoas ao seu redor.

 

Isso vai contagiar sua equipe criando automaticamente um ambiente tóxico, que diminui o engajamento, desempenho, performance e resultados.

 

Para contextualizar ainda mais, em uma pesquisa feita pela Consultoria Michael Page mostrou que 8 em cada 10 pessoas pedem demissão por causa do líder.

Leia mais  Liderança de alta performance: Descubra qual é o principal fator para garantir excelência em sua gestão

 

Para 10% dessas pessoas o líder é coercitivo e autoritário. Para 13%, eles são pessoas direcionadoras e que exercem alta pressão, e, 9% já pediram demissão voluntariamente por causa de conflitos com o líder.

 

Toda liderança é contagiosa! 

 

Por isso, da mesma forma como você contribui negativamente, também pode contribuir de maneira positiva para gerar um ambiente inspirador.

 

Se você tem atitudes positivas em que reconhece, entende, valoriza e escuta quem está ao seu lado, você cria um ambiente psicologicamente saudável, que, hoje, segundo inúmeras pesquisas, é o principal acelerador de resultados quando falamos em engajamento, performance e produtividade.

 

Quando o outro é ouvido e valorizado por quem o lidera, ele se sente seguro para ser ele mesmo e sua performance se potencializa.

 

Toda liderança é contagiosa! 

 

E os líderes são o ponto determinante entre ter uma equipe engajada e feliz, e uma que o considere coercitivo, autoritário e ditador.

 

Em mais de 20 anos de trabalho e experiência em desenvolvimento humano e alta performance, e como especialista em ambientes psicologicamente saudáveis, pude perceber que entender o perfil comportamental de cada pessoa e como os meus comportamentos afetam o outro e as relações, é a chave para obter sucesso em qualquer que seja a sua liderança.

 

A principal ferramenta utilizada nesse processo para aprender e entender o seu perfil comportamental, o do outro e como eles afetam suas relações, é o DISC.

 

Criado pelo psicólogo William Moulton Marston, o DISC é uma ferramenta que nasceu para entender como as pessoas funcionavam e, hoje, é uma das mais utilizadas em todo o mundo.

 

À partir desse entendimento, liderar para o seu, e o sucesso de todo o seu time será menos desafiador!

 

Se você quiser saber mais sobre perfis comportamentais, continue acompanhando os artigos na minha coluna semanal aqui na UOL ou acesse: www.mastersoul.com.br