Alimentação saudável cresce e impulsiona restaurantes especializados

Um estudo feito em parceria entre a empresa NutriNet e a Universidade de São Paulo (USP) em 2020 constatou uma mudança importante no hábito alimentar do brasileiro. Segundo este estudo, o consumo nacional de frutas, hortaliças e feijão teve um aumento generalizado no ano passado, reflexo da pandemia e do isolamento social.

“As novas configurações causadas pela pandemia na rotina das pessoas podem tê-las estimulado a cozinhar mais e a consumir mais refeições dentro de casa. Além disso, uma eventual preocupação em melhorar a alimentação e, consequentemente, as defesas imunológicas do organismo, podem ser consideradas”, disse o professor e coordenador da empresa Carlos Monteiro.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda divulgou no mesmo período em sua Pesquisa Nacional de Saúde que 6 a cada 10 brasileiros estavam apresentando excesso de peso. Isso significa que 96 milhões de pessoas estão acima do peso no nosso país.

Diante deste cenário da crise e que a saúde precisar receber uma atenção especial, principalmente na alimentação, a população teve a oportunidade de buscar uma nova dieta, com novos hábitos. Restaurantes como o Califórnia Superfood, especializados em alimentação saudável, cresceram mesmo com meses de portas fechadas, tendo apenas o serviço de delivery disponível.

Delivery será um dos serviços mais comuns do “novo normal” que já estamos vivendo. Mesmo quando falamos em comida saudável, e muitas pessoas tinham receio em fazer pedidos assim via delivery, percebemos uma clara mudança no cenário.

O cardápio do restaurante opções de pratos que vão desde saladas a massas artesanais, um menu especial para vegetarianos e veganos, doces sem glúten, peixes e salgados.

Leia mais  Larissa e Marisa fundaram a Casa Lamary

Também conversamos com exclusividade com a chef de cozinha do Califórnia Superfood para saber pouco mais sobre essa nova perspectiva alimentar do brasileiro.

Foco nos Negócios: Gabriela, quais foram os seus passos anteriores na carreira, antes de entrar para o time do Califórnia Superfood?
Gabriela Assunção: Estagiei no restaurante Sal gastronomia.

FN: Trabalhar com comida saudável é muito diferente de outras culinárias para vocês chefs, ou essa diferença é apenas para o consumidor?
GA: Não, pois independente do que fomos cozinhar temos que doar toda a nossa dedicação e amor para a comida.

FN: Você tem algum prato favorito, que além do gosto você tenha um carinho especial na preparação?
GA: Spaguetti de pupunha, além de ser um prato muito bom, ele foi uma mudança de chave pra nós do Califórnia em questão de melhoria dos nossos pratos.

FN: Existe algum chef, ou restaurante, que você se inspire no momento de preparar os seus pratos?
GA: Chef Alex Atala, acho que a forma dele cozinhar tem um grande diferencial por aproveitar todos os alimentos possível até mesmo os que alguns acham que seria descartável!

FN: Como ficará o mercado de gastronomia ao fim da pandemia, na sua opinião?
GA: O melhor tempero do Califórnia é o amor, toda a nossa equipe trabalha em base do cuidado e dedicação para os nossos clientes.

Serviço do restaurante
Califórnia Superfood
Instagram: @californiasuperfood /
Site: https://www.californiasuperfood.com.br/
Para reservas telefone: (11) 3884-7143