Clécio Ribeiro, diretor de marketing da King’s Sneakers, analisou grandes atitudes comerciais de ‘Jay Z, Kanye West, DJ Khaled, Drake e Beyoncé confira

Às vezes, a fim de ganhar o jogo, você tem que mudar a forma como você joga. Pós-graduado em Marketing  em Branding , MBA em Marketing Digital e à frente da marca de streetwear Kings Sneakers ,Clécio Ribeiro analisou artistas que tiveram sucesso jogando com suas próprias regras de marketing ao longo dos anos.

 “Todos nós já ouvimos o velho ditado que toda e qualquer publicidade é boa publicidade. Embora tal linguagem ainda esteja relativamente em debate, com alguns artistas aprendendo da maneira mais difícil que a má publicidade pode, de fato, produzir resultados negativos, muitos podem atestar que preferem fazer as pessoas falarem do que não falar de forma alguma. Afinal, esta é a era das mídias sociais, e o marketing tornou-se quase tanto como um ponto focal quanto a própria arte em si é, se não mais. Com todos competindo pela fama, nas formas contemporâneas de conseguir um lugar em uma lista de reprodução popular, inspirando o próximo desafio viral da Internet ou mantendo seus fãs alertas em busca de novos produtos ou músicas”, disse o profissional.

Para ele, enquanto o ato do álbum surpresa pode ser uma verdadeira forma de arte , saber como divulgar e promover a si mesmo nas redes sociais é menos um curso de obstáculo de alta intensidade para navegar e mais um mal necessário de ser um artista de gravação nos dias de hoje. É apenas um componente essencial que se correlaciona diretamente para ajudar a alcançar objetivos de jogos coletivos, como turnês esgotadas, sucesso em plataformas de streaming, um público engajado, aumento de vendas de produtos e, se tudo correr bem, a oportunidade de fazer tudo de novo, mas em maior escala.

 Saber como navegar pelas mídias sociais e criar conteúdo atraente não acontece sem que alguns artistas façam o máximo e outros não façam o suficiente. Enquanto alguns artistas conseguiram com sucesso algumas acrobacias publicitárias, outros encontraram o sucesso adicionando sua própria reviravolta em alguns métodos de marketing testados e comprovados.

 Clécio diz que basta conferir alguns momentos dignos de nota que mais revelam quando se trata de lançar o roteiro de marketing, as possibilidades criativas são cada vez mais infinitas:

 Jay Z

 Movimento de marketing: a célebre carreira de Jay Z é cheia de movimentos inteligentes de marketing, mas Hov definitivamente mudou o jogo quando fez uma parceria com a Samsung para lançar a Magna Carta … Santo Graal.

 Impacto: Para este acordo de US $ 20 milhões, os fãs tiveram a oportunidade de baixar o 12º álbum de estúdio solo de Jay Z através de um aplicativo personalizado disponível exclusivamente para os proprietários de telefones Samsung Galaxy. Enquanto Jay Z se gabou de que o acordo fez com que o MCHG se tornasse platina durante a noite, o departamento de gráficos da Billboard argumentou que as vendas não contavam porque uma empresa comprou o projeto, não os fãs. De qualquer forma, o movimento provou ser lucrativo, com seu marketing impulsionado pela Samsung ajudando a obter 528 mil cópias quando o projeto ficou disponível para venda três dias após o primeiro negócio ter sido quebrado. Além desta jogada de marketing trabalhando a favor de Hov, nós também não podemos esquecer de mencionar que Jay Z uma vez ficou famoso em 2009 que quando ele está trabalhando em novas músicas, ele não gosta de cortar o cabelo. Agora, sempre que parece que o magnata da música é devido para uma visita ao barbeiro, os fãs instantaneamente especulam novas músicas. Escusado será dizer que Jay Z nos pegou – gancho, linha e chumbada.

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Kanye West

 Movimento de marketing: ‘Você é indiscutivelmente um dos profissionais mais experientes do marketing hip-hop. Ao misturar consistentemente, West dominou maneiras não convencionais de promover sua música e sua marca, sem se afastar muito de seu eu autêntico como um curinga criativo. Não procure mais do que o lançamento de The Life of Pablo como prova.

 Impacto: Kanye West transformou oficialmente o marketing em teatro ao vivo. Ao lançar músicas e retirá-las de serviços de streaming com a mesma rapidez, dizendo que ele estava insatisfeito com os mestres, o álbum se tornou tão esperado que os fãs ficaram ansiosos por cada palavra e cada tweet durante esse tempo. Enquanto West mexia na produção, adicionava os vocais e circulava sobre se o álbum estaria ou não disponível para venda, a indústria da música precisava de tempo para digerir o quão aleatório e brilhante tudo era. Para os fãs seguirem com cuidado a carreira de West ao longo dos anos, seu lançamento para o TLOP não foi mui to fora do comum – pelos padrões do “Ye”. De projetar o videoclipe de “New Slaves” nos 66 prédios do mundo para promover Yeezus a incorporar sua nova música em sua linha de moda, West continua a seguir suas próprias regras e a colher os benefícios que vêm com sendo um veterano de risco 

DJ Khaled

 Jogada de marketing: Propondo a Nicki Minaj, usando SnapChat, fazendo seu filho recém-nascido um produtor executivo.

 Impacto: DJ Khaled tem descoberto a melhor forma de utilizar suas chaves principais por mais de uma década. Enquanto seu uso do SnapChat ajudou a impulsioná-lo a um novo nível de celebridade e influência, Khaled tem truques na manga há anos, incluindo a proposta de Nicki Minaj na MTV em 2013, como forma de promover seu álbum. É claro que trabalhar com seu filho Asahd só melhorou sua influência também. Como Minaj mesma disse uma vez de Khaled, ele é um “mestre no que ele faz

Drake

 Movimento de marketing: capas de álbuns dignas de Meme.

 Impacto: Drake, sendo o dono de marketing que ele é, sabe como lidar com a cultura dos memes. Com a arte do álbum de 2016 da VIEWS apresentando-o sentado em cima da CN Tower, em Toronto, ele praticamente implorava para que o álbum recebesse o tratamento de memes. Logo, a pequena imagem de Drake sentado à beira do prédio, foi photoshopada em uma infinidade de outros marcos culturais. Praticamente tudo o que Drizzy toca se transforma em um meme, e este é definitivamente um dos seus trajes mais fortes como um empresário experiente e criativo.

Beyoncé

 Jogada de marketing: Alguém disse álbum surpresa?

 Impacto: Embora Beyoncé não seja estranha a ser saudada como um gênio de marketing, sua capacidade de surpreender os fãs com seu trabalho sempre parece chegar a um momento oportuno. 

Enquanto o lançamento surpresa de seu álbum altamente antecipado, Lemonade, foi absolutamente brilhante, os fãs não podem deixar de tocar em como o álbum insinuando a infidelidade de Jay Z está preparando-o lindamente para uma resposta – ou seja, mais vendas. Com todos os olhos presos no par de poder em todos os momentos, é seguro dizer que há muitas lições que podemos aprender com seus movimentos de construção de impérios.