Conheça 6 soft skills essenciais para cargos operacionais

*Conheça 6 soft skills essenciais para cargos operacionais*

Boa comunicação e inteligência emocional estão entre as principais habilidades para quem trabalha com o público, diz especialista

Com as transformações no mercado e nas relações de trabalho, cada vez mais empresas estão valorizando colaboradores com habilidades que vão muito além da técnica. As soft skills são competências relacionadas ao comportamento do indivíduo, atreladas à personalidade e às experiências, e não necessariamente à formação profissional. Especialmente para quem trabalha lidando diariamente com o público em geral, as habilidades comportamentais são essenciais para garantir a boa experiência do cliente.

“Quando falamos em hard ou soft skills, devemos sempre observar o tipo de cargo. Para determinadas funções, as soft skills são muito mais importantes para o contratante. E isso é muito difícil de expressar por meio de um currículo ou sem algum tipo de interação, conversa, ou até mesmo dia a dia. Para um vendedor, por exemplo, comunicação, postura, educação e paciência são fundamentais”, explica Bruno Rizzato, diretor de produtos do Trampolim, primeiro app colaborativo de empregos do Brasil.
O aplicativo tem hoje mais de 4,8 mil vagas ativas no país, a maioria para áreas de Vendas e Atendimento (24%), Serviços Gerais (22%), Administrativo (12%), Alimentação (12%) e Indústria (11%).

Entre as posições com mais oportunidades no app neste momento, estão: vendedor, atendente e operador de caixa.
Para Rizzato, as habilidades comportamentais podem ser, inclusive, um diferencial competitivo. “Ao se candidatar a uma vaga, é importante já demonstrar pontos positivos de suas soft skills, para passar uma boa impressão. Saber se expressar, não se apresentar de qualquer jeito, mostrar conhecimento sobre a empresa e a função, se interessar pelo que o recrutador fala, são fatores que influenciam na decisão de quem está contratando”, aconselha Bruno.
Outro ponto importante é que, muitas vezes, as hard skills fazem uma pessoa ser contratada, mas são as soft skills que a mantém no emprego ou até mesmo a faz evoluir dentro da empresa. “Normalmente, o comportamento, a forma de se relacionar, se comunicar e até mesmo saber mostrar seu trabalho é o que faz a diferença e chama a atenção dos gestores”, pontua.

Pensando em orientar os profissionais dessas áreas, o especialista relacionou as seis principais, e mais valorizadas, soft skills para cargos operacionais. Confira:

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*#Comunicação eficiente*
Essa é uma das principais aptidões a ser desenvolvida, não apenas no meio profissional. É importante ter a capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz, levando sempre em consideração seu público-alvo. Lembrando que comunicar não é apenas expressar, como também saber ouvir com atenção e contextualizar o que é transmitido. Uma boa comunicação não deixa dúvidas ou margens para interpretações equivocadas.

*#Postura positiva*
Nada melhor do que ser bem recepcionado e atendido em um estabelecimento. Por isso é fundamental manter o bom humor e otimismo, para não perder a motivação e o engajamento do dia a dia. Saber administrar as frustrações e imprimir mais leveza na rotina são comportamentos importantes dessa habilidade. Afinal, gentileza gera gentileza.
#Flexibilidade
Cada vez mais o mercado exige que os profissionais saibam se reinventar. Para se destacar, é necessário mostrar versatilidade tanto no currículo quanto na sua rotina organizacional e emocional. É necessário demonstrar força e maturidade para enfrentar as adversidades do dia a dia. Compreender que errar faz parte do processo de aprendizagem e aprender com os erros, são exemplos.

*#Inteligência emocional*
Eventualmente é natural se deparar com consumidores descontentes com algum produto ou serviço. Nesse cenário, é importante que o profissional saiba lidar com as emoções do cliente, agindo de maneira imparcial, porém, empática e humanizada. Também é necessário compreender que o motivo da insatisfação e as reclamações não estão direcionadas a uma figura pessoal, mas sim corporativa.

*#Trabalho colaborativo*
Assim como saber controlar as emoções, trabalhar bem em equipe é importante na hora de conseguir bons resultados e exige uma conduta de respeito e cooperação. O profissional que se dá bem com seus colegas de serviço consegue ganhar confiança e apoio dos outros na hora de obter informações importantes, realizar suas atividades e lidar com as diferentes áreas da empresa.

*#Capacidade para resolução de problemas*
Por fim e não menos importante, diariamente vão surgir situações imprevistas, que demandam respostas imediatas. Esse é o momento de colocar em prática a criatividade para conseguir enxergar diferentes saídas e deixar o cliente seguro de que terá sua questão resolvida. Quando uma pessoa tem essa visão, é mais fácil desenvolver soluções para qualquer problema que aparecer, isso garante rapidez nos processos internos