Conheça os quatro melhores suplementos regulares para o ganho de massa muscular

Dr. Moacir Rosa - Crédito da Foto: Divulgação

Especialista dá dicas de suplementação e explica como funciona cada substância no organismo

Os suplementos para ganhar massa magra estão entre os mais vendidos nas prateleiras. Geralmente, quem busca a hipertrofia, usa a suplementação como aliada do ganho de músculos, ao lado de treino adequado e alimentação saudável. De acordo com o fisiologista, especialista em medicina ortomolecular Dr. Moacir Rosa, Como o nome já diz, suplementos alimentares são substâncias que tem como objetivo complementar a dieta para adequar a ingestão de nutrientes importantes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos essenciais e aminoácidos.

“Por serem nutrientes concentrados para suprir uma necessidade específica, eles funcionam em diversas vias metabólicas. Existem os suplementos construtores, que são os tijolos dos músculos, encontrados na forma de shakes tipo Whey Protein, Albumina, Aminoácidos, etc, e os suplementos reguladores que favorecem a cascata hormonal que favorecem a hipertrofia, explica o especialista, lembrando que é importante saber que todo suplemento apresenta uma indicação para o consumo, por isso, é importante que o uso seja aconselhado e acompanhado por um profissional.

Dr. Moacir Rosa - Crédito da Foto: Divulgação
Dr. Moacir Rosa – Crédito da Foto: Divulgação

Conheça os cinco melhores suplementos reguladores, indicados pelo Dr. Moacir Rosa:

Creatina

É um composto derivado de aminoácidos naturalmente nas proteínas animais. Participa do processo de produção de energia usada pelos músculos em exercícios físicos de alta intensidade e curta duração. Seu consumo aumenta a tolerância ao esforço e permite o uso de maiores cargas, tendo um excelente efeito ergogênico,possibilita um melhor desempenho nos treinos, contribuindo assim para o aumento da massa muscular.

Leia mais  Clínico, Emergencialista e Estética Avançada, Dr. Rogério Welbert Ribeiro destaca-se na área da saúde

Vitamina D

Erradamente chamada de vitamina o Colecalciferol (Vitamina D), é um hormônio, produzido pelo organismo após exposição ao sol, a partir da ação do raio ultravioleta B na pele, o hormônio apresentou em recentes estudos a capacidade de auxiliar a síntese muscular e a recuperação após o exercício físico. Além disso, ajuda a modular a testosterona, hormônio responsável pelo ganho de massa magra.

Fitoterápicos

Algumas plantas como o Feno Grego (Trigonella foenum-graecum), a Mucuna (Mucuna prurens), o Long jack (Eurycoma longifolia) para citar as principais tem a capacidade de liberar Testosterona que fica ligada em uma proteína conhacida com SHBG, e é na sua forma livre que a testosterona atua na síntese muscular.

Magnésio

É um mineral essencial para a vida, pois sua principal função é ajudar no metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas e eletrólitos, por meio da ativação de enzimas. Além disso, traz inúmeros benefícios como proporcionar bem-estar – já que o descanso é essencial para o crescimento do músculo –, controlar a pressão arterial, evitar o acúmulo de gorduras e ajudar no controle de diabetes, além de ser essencial na fixção do cálcio. Vários estudos demonstram que baixos níveis de Magnésio, reduzem a concentração de Testosterona circulante

Zinco

Extremamente importante em várias enzimas que regulam a cascata hormonal, bons níveis de zinco não só melhoram os níveis hormonais, como aumentam a potência, a libido e reduz o cansaço físico e mental.