Contador André Charone Explica Como os Desenhos Animados Podem Ser Aliados na Educação Financeira de Crianças e Adolescentes

Nerd declarado, André Charone, desde pequeno procurou encontrar similaridades entre os quadrinhos com a profissão de contabilidade, a qual já sabia que iria seguir carreira.  

André conta que alguns desenhos como como Tio Patinhas, lhe trouxe lições valiosas que o ajudou ter uma visão de futuro e a criar um pensamento mais crítico sobre questões financeiras. 

O personagem Tio Patinhas foi criado em 1947 pelo cartunista Carl Banks. Originalmente era uma sátira ao avarento Ebenezer Scrooge, do livro “Conto De Natal” de Charles Dickens.  

Com o tempo, o personagem foi ganhando mais importância e suas histórias trazem lições valiosas sobre finanças para as crianças, como veremos a seguir.  

Passado humilde, Futuro brilhante 

Patinhas nasceu em família pobre na Escócia, o que lhe ensinou o valor do trabalho suado e honesto. Aprendeu desde cedo a empreender e utilizar o seu dinheiro de forma esperta. 

 

Trabalho inteligente 

Fuja de fórmulas mágicas para enriquecimento rápido. O segredo para o sucesso é trabalhar de forma inteligente. 

Não deixe que tirem o seu foco 

Durante a sua vida, você vai encontrar muitas pessoas querendo te desviar dos seus objetivos ou querendo desacreditar as suas ideias. Mantenha sempre seu foco.  

Leia mais  Empresa de contabilidade lança a Syhus Academy, revolucionando a educação financeira

Trace metas e objetivos claros 

Planejar é essencial para se alcançar o sucesso. Desde cedo, tio Patinas tinha em mente a vontade de ir à américa para empreender e construir seu império.  

Através de trabalho árduo e inteligente, fazendo o seu dinheiro trabalhar por ele, patinhas alcançou seu objetivo.  

 

Tenha Resiliência  

Na vida, muitas coisas não saem como planejamos. Isso também é verdade com as nossas finanças.  

É preciso ter coragem e resiliência para persistir e começar do zero quantas vezes for necessário. 

Invista em Ativos 

Nos quadrinhos, tio Patinhas é comumente visto como alguém avarento.  

No entanto, embora deteste gastar com besteiras, ele possui um variado portifólio de investimentos, que inclui ações, ouro, antiguidades e obras de arte.  

Invista também em ativos que tendem a valorizar com o tempo e você fará o seu capital trabalhar por você.  

Dinheiro é bom, mas não é tudo  

Apesar de nunca ter casado ou tido filhos biológicos, tio Patinhas sempre foi apegado à família, o que mostra como é possível ser ganancioso (No melhor sentido da palavra) sem deixar de lado o que realmente importa: As pessoas que amamos.