Descubra como aumentar o nível de APS – Ambiente Psicologicamente Saudável da sua organização

Será que você, equipe e organização vivem em um ambiente SAUDÁVEL?

O que posso afirmar a você leitor que me acompanha semanalmente aqui na UOL, é que precisamos democratizar o acesso à Saúde Emocional se quisermos viver em ambientes mais saudáveis.

Nunca foi tão importante olhar para essa esfera, mas, fato é que nenhum de nós nasce pronto. Porém, as habilidades mais necessárias para desenvolver qualquer organização são mais humanas do que podemos imaginar.

Como então mudar esse cenário e “jogar” os holofotes e atenção das organizações para algo tão desafiador como a saúde emocional, e garantir que a sua empresa tenha um ambiente saudável que proporcione segurança psicológica?

Como vimos nos dois primeiros artigos da série APS – Ambientes Psicologicamente Saudáveis, é preciso que todas as empresas garantam segurança psicológica aos seus colaboradores se estas não quiserem protagonizar um quadro alarmante de responsabilidade pelo maior número de afastamentos por questões emocionais como ansiedade, depressão, burnout, síndrome do pânico, entre outras.

Hoje, no último artigo da série Ambientes Psicologicamente Saudáveis, irei mostrar como aumentar o nível de APS da sua empresa e do seu time.

O primeiro passo que você, líder, gestor ou organização deve dar, é identificar se a sua empresa tem um ambiente tóxico. E, para recapitular e conseguir identificá-los, ambientes tóxicos são aqueles com:

 

  • Pressão pelo excesso de trabalho
  • Pressão exagerada para “encobrir” e esconder quem você realmente é, seus erros e vulnerabilidades
  • Ambientes hipercompetitivos

Alguns outros fatores também ajudam a identificar um ambiente tóxico.

São eles: exploração das pessoas, manipulação, fofocas, panelinhas, punição aos erros e iniciativas, ausência de cooperação, discriminação, burocracia, hierarquia rígida, sarcasmo, centralização das informações, foco no curto prazo, entre outros.

Investir na saúde emocional dos colaboradores é o melhor investimento de uma organização, porque isso reflete diretamente em bons indicadores para os negócios.

Está mais do que comprovado que saúde emocional traz retorno financeiro para a empresa e, isso só é possível, por meio de um ambiente seguro e psicologicamente saudável.

Os transtornos emocionais e mentais representam um custo que não pode mais ser encarado como algo invisível.

Um estudo da London School of Economics sobre depressão no ambiente de trabalho no Brasil, aponta que o distúrbio implica mais de US$78 bilhões em produtividade perdida, devido ao absenteísmo (faltas não programadas) e ao presenteísmo (quando o colaborador comparece no trabalho, mas não está se sentindo bem).

Por isso, há mais de 20 anos trabalhando com desenvolvimento humano e como especialista em ambientes psicologicamente saudáveis, pude notar que a pandemia apenas evidenciou uma realidade já existente, trazendo à tona um número ainda maior de afastamentos do trabalho por questões relacionadas aos transtornos emocionais e mentais.

E que assim como eu, outros tantos especialistas já vinham indicando um ponto de atenção à saúde emocional no ambiente de trabalho.

Foi por isso que eu criei a Matriz da Segurança Psicológica.

Com o objetivo de avaliar em que nível de APS – Ambiente Psicologicamente Saudável a organização em que você atua está, ela será capaz de trazer um diagnóstico para que vocês consigam transformar ambientes tóxicos em TOP Performers, em que a segurança psicológica é uma realidade.

Leia mais  Empresária cria marca de moda que exalta o tupi-guarani

Para entender a Matriz da Segurança Psicológica e como ela pode ajudar você e a sua empresa, é preciso compreender os dois principais eixos de uma organização: PESSOAS e NEGÓCIOS.

Quando falamos em pessoas nos referimos a:

 

  • Engajamento
  • Liderança
  • Diversidade
  • Respeito
  • Inteligência Emocional
  • Segurança Psicológica

 

E quando falamos em negócios estamos nos dirigindo a:

 

  • Resultados
  • Inovação
  • Produtos, serviços
  • Parcerias
  • Relações da comunidade

 

Partindo desses dois principais eixos, a Matriz da Segurança Psicológica é composta de seis quadrantes ou box, em que, à partir deles é possível analisar em qual estágio vocês se encontram, para só depois entender como buscar uma transformação.

 

São eles: Falência, Efeito Picles, Ambiente tóxico, Síndrome da equipe apaixonada, Disrupção e Top Performers.

 

Box 1 | Falência

 

Neste ambiente o foco não está em pessoas e muito menos em negócios, ou resultados. É um ambiente sem segurança psicológica alguma.

 

Box 2 | Efeito Picles

Em lugares como esses há baixíssimo foco em pessoas. Com um médio foco orientado a resultados é um ambiente bem propício a ser tóxico, já que cobra respostas em números, mas com pouco olhar direcionado às pessoas.

O efeito picles está relacionado ao ambiente que transforma todas as pessoas em apenas “mais um”. Ideias disruptivas são absorvidas por esse tipo de ambiente perdendo-se completamente a autenticidade, criatividade e essência, como os legumes num pote de picles, em que tudo têm o mesmo sabor.

Box 3 – Ambiente tóxico

 

Com o próprio nome já diz, esse espaço é totalmente focado em resultados, números e zero foco em pessoas. É um ambiente com altíssimas exigências e totalmente tóxico.

 

Box 4 – Síndrome da equipe apaixonada

 

Nesse ambiente o foco está totalmente direcionado às pessoas, mas com baixíssima atenção aos negócios, o que consequentemente constrói um ambiente mais democrático, mas, sem lucros, ganhos, benefícios, números e resultados, aparecem os conflitos.

 

Box 5 – Disrupção

 

Esse ambiente é o que podemos chamar de lugar da transformação. Aqui existe simultaneamente, foco em pessoas e negócios, criando assim um ambiente mais saudável. É um ponto de atenção para acelerar, tanto com foco em pessoas para criar um ambiente mais seguro, quanto aos negócios, criando um nível de exigência alto para atingir resultados.

 

Box 6 – Top Performers

 

O Top Performers é um ambiente com  altíssima performance: um alto nível de exigências, mas também um fortíssimo olhar direcionado às pessoas. É um ambiente em que todos podem ser quem são. Com lideranças engajadas, diversidade, respeito, segurança psicológica e, ao mesmo tempo, com foco em resultados, inovação, parcerias etc.

E aí, sua equipe ou empresa têm Segurança Psicológica?

Se você quiser saber como colocar tudo isso em prática e começar a transformar o ambiente da sua organização, acesse: https://bit.ly/MARATONAMATRIZDASEMOCOES e se inscreva no curso Maratona Matriz das Emoções.

Um curso 100% on-line e gratuito com mais de 10 horas de conteúdos totalmente exclusivos que vão ajudá-lo a iniciar essa transformação para criar ambientes mais saudáveis e gerar segurança psicológica.