Dr. Vagner Cardoso, Sócio fundador da Terra Nostra Cidadania Italiana, explica quais documentos são necessários e o passo a passo para o reconhecimento da cidadania italiana

A cidadania italiana dá os mesmos direitos e deveres de quem nasceu em solo italiano. Por isso, muitos sonham com essa conquista. Mas o processo de reconhecimento não é tão simples. De acordo com Dr. Vagner Cardoso, sócio fundador da Terra Nostra Cidadania Italiana, uma consultoria com mais de 23 anos de experiência no mercado, diz que a aquisição envolve alguns passos importantes.

“Primeiramente, é necessário reunir a documentação completa, tanto do antenato italiano quanto dos envolvidos na linha direta de descendência até os requerentes. Em seguida, é feita uma análise minuciosa dos documentos, verificando sua autenticidade e conformidade. Depois, é preciso providenciar a tradução juramentada para o italiano e o apostilamento de Haia desses documentos. O próximo passo é apresentar o dossiê e solicitar a cidadania italiana no consulado italiano, na Itália ou em um tribunal italiano. Uma vez aprovado, o reconhecimento oficial é concedido, permitindo que o requerente obtenha sua cidadania. O processo pode variar em termos de prazos, custos e exigências dependendo do tipo de processo, da região e da situação específica de cada indivíduo”, diz.

Dr. Vagner diz que o pedido pode ser feito de duas maneiras principais: diretamente no consulado italiano ou com o auxílio de uma assessoria especializada. “Se for feito direto pelo consulado, é importante considerar que o reconhecimento da cidadania italiana é um processo complexo, que envolve uma pesquisa extensa, traduções, autenticações e acompanhamento constante. É essencial estar preparado para lidar com burocracias e possíveis desafios. Por uma assessoria (Terra Nostra Cidadania Italiana) esse processo é mais eficaz. Por contar com conhecimento detalhado, o processo é conduzido de forma eficiente, poupando tempo e estresse. A assessoria é uma garantia para quem busca a cidadania italiana de maneira segura e eficaz”, comenta.

Leia mais  Ex BBB Joseanne Oliveira e sua irmã, Bruna Felisberto, inauguram 'Pose Pet Boutique & SPA' em SP

De acordo com o especialista, os documentos necessários podem variar de acordo com o tipo de cidadania que está sendo buscada. “Mas geralmente incluem certidões de nascimento, casamento e óbito. Documentos que comprovem a ascendência”, completa.

A Terra Nostra Cidadania Italiana dispõe de garantias. “Acreditamos tanto no sucesso do seu processo de reconhecimento da cidadania italiana que assumimos um compromisso único: se, por qualquer motivo, o seu pedido não for aprovado, nós devolvemos 100% do valor que você pagou de honorários. É a nossa garantia de confiança e compromisso com o seu sonho”, afirma.