Fas+Simples discute revisão de aposentadorias

“Revisão da vida toda” será tema de webinar gratuito no próximo dia 20 de dezembro, às 17h30

A próxima edição do Fas + Simples acontecerá no dia 20 de dezembro, às 17h30, com uma palestra da sócia da área previdenciária do FAS Advogados, Maria Cibele de O. Ramos Valença, sobre o tema “Revisão da vida toda: como evitar golpes”.

A conversa girará em torno de julgamento concluído no Supremo Tribunal Federal (STF), no início deste mês, em que o colegiado considerou possível a aplicação de regra mais vantajosa à revisão da aposentadoria de segurados que tenham ingressado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) antes da Lei n.º 9.876, de 26/11/1999.

A normativa criou o fator previdenciário e alterou a forma de apuração dos salários de contribuição para efeitos do cálculo de benefício.

A revisão da vida toda é uma ação judicial pela qual os aposentados requerem que o valor da aposentadoria seja recalculado para considerar a média de todas as contribuições feitas ao INSS e não apenas aquelas realizadas a partir de julho de 1994 (com a implementação do Plano Real), visando aumentar o valor do benefício.

Leia mais  Santa Casa Copacabana mostra paixão pela qualidade

Assim, os aposentados que contribuíram por vários anos antes de 1994, ganhando bons salários no período ou contribuindo com valores próximos ao teto do INSS – bem como aqueles que possuem poucas contribuições sociais depois de 1994 ou que começaram a ganhar menos a partir daquele ano -, podem vir a ter alterações significativas nas suas aposentadorias, chegando até a dobrar o valor em vários casos.

Tem direito a revisão da vida toda o segurado que se aposentou pelo INSS há menos de dez anos e recebe aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-doença/benefício por incapacidade concedidos após 26 de novembro de 1999.

“Como o processo tem repercussão geral, o entendimento do STF deverá ser seguido em todos os Tribunais e Varas Previdenciárias – em relação aos processos já em curso -, tão logo o processo seja efetivamente definido”, afirma Maria Cibele.

Para participar basta se inscrever pelo:  https://tinyurl.com/evitargolpes