Mercado da beleza: como se destacar no meio e ainda elevar o faturamento

A concorrência no mercado da beleza é de assustar qualquer profissional que busca tentar seu lugar ao sol. Pensando nisso, o maquiador Agustin Fernandez separou uma valiosa dica para aumentar os ganhos e ainda se destacar entre os inúmeros profissionais da área.

“Se eu pudesse dar uma dica para quem está empreendendo na área da beleza e que vai fazer toda a diferença no faturamento, na estabilidade financeira e que vai fazer com que a pessoa cresça mais rápido do que normalmente um profissional da beleza cresce, eu diria que é necessário saber executar vários serviços, principalmente aqueles que são complementares e que se potencializam entre si”, afirma.

Ele explica por que é importante ser multifacetado em vez de focar apenas em um único modelo de negócio. “É um discurso bem controverso. Muitas pessoas pessoas falam que temos que nos dedicar a uma coisa, mas não acho que isso seja correto. Por exemplo, eu nunca fiz só maquiagem, porque a maquiagem é feita no salão só na sexta, sábado e domingo quando tem casamento ou formatura. Ninguém faz maquiagem no salão para fazer social”, diz.

Segundo o empresário, se dedicar exclusivamente a uma única coisa acaba limitando o faturamento. Quando você sabe fazer várias coisas bem feitas, com padrão de qualidade ok, você potencializa sua renda. Comecei lavando cabelo em salão e aprendi a fazer hidratação, que era algo complementar. Lavava o cabelo e já vendia a hidratação para aumentar os meus ganhos”, recorda.

Leia mais  Feira de São Cristóvão completa 74 anos de existência

Agustin também citou a importância de estar sempre expandindo os serviços oferecidos: “Sabendo fazer cabelo, comecei a fazer maquiagem e aí eu comecei a reter a minha cliente, porque ela começou a fazer tudo comigo. Aprendi a fazer sobrancelhas também, porque às vezes a cliente chegava para a maquiagem e não percebia que a sobrancelha precisava de uma limpezinha. Então ali eu já tinha um serviço complementar. Comecei a vender batom também, de uma marca popular. Cada cliente que ia se maquiar pedia o batom emprestado e eu dizia, ‘olha, tem li pra vender, custa R$ 30 reais’. Então a pessoa passa a não se preocupar em ter que retocar o batom na festa”, conclui.

Carreira

O uruguaio Agustin Fernandez chegou à rodoviária de Florianópolis com 700 reais no bolso para fazer a vida, em 2011. Trabalhou em alguns salões da cidade e hoje, aos 28 anos, se tornou um dos profissionais de beleza com mais seguidores do Brasil: soma mais de 4 milhões de fãs no Instagram. A fama ajuda o maquiador a faturar mais de 1 milhão de reais por ano vendendo cosméticos e maquiagens da sua linha.