Mercado imobiliário ganha nova startup fundada em conceitos digitais

Mercado abre oportunidade para tracionar o “MATCH” perfeito em serviço que gera e qualifica operação imobiliária

 

A pandemia da Covid-19 transformou a realidade de muitos negócios e afetou negativamente diversos setores da economia, porém, a construção civil teve resultados positivos. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), as vendas de imóveis cresceram 26% em 2020 e a previsão é de 35% para 2021.

No Brasil, o mercado imobiliário costuma sofrer períodos de altas e baixas, assim, a atual expansão pode ser explicada por alguns fatores. A começar pela mudança na rotina das famílias brasileiras e a necessidade de passar mais tempo em casa. Desse modo, aumentou a procura por apartamentos e casas maiores, com a possibilidade de transformar os quartos em home office ou garantindo espaços como varandas e salas espaçosas.

Outro ponto que favorece a retomada do mercado imobiliário é a queda dos juros. A taxa Selic, considerada a taxa de juros básica do país, controlada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, nunca esteve tão baixa. Com uma taxa Selic chegando a 2% ao ano, os investimentos da renda fixa são menores, o que estimula a opção de aplicar no mercado imobiliário.

A perspectiva de crescimento deixa o mercado imobiliário animado e abre espaço para negócios que se reinventam e se adaptam à nova realidade. A necessidade de melhorar o atendimento online, a possibilidade de trabalhar com realidade virtual e a criação de uma comunicação efetiva é essencial para vantagem competitiva. Pensando nisso e na ineficiência da parceria entre agências de marketing e os corretores de imóveis, um grupo de jovens empresários enxergou uma grande oportunidade com a criação da Vertical Match.

 

Bruno Moreira, fundador e head de operação, explica que o segredo do empreendimento está em compreender ambos os lados, o corretor de imóveis e o investidor interessado. “Brincamos internamente que é o Tinder voltado para o mercado imobiliário, onde fazemos o match perfeito durante o encontro, a diferença é que um dos envolvidos sabe como conquistar a pessoa, pois, ela já tem um estudo embasado e um discurso assertivo,” completa.

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O processo funciona de forma híbrida, onde a captação é toda feita de forma online e direcionada para um atendimento com um cliente qualificado e direcionado ao corretor credenciado mais indicado para acompanhar a visita. A Vertical Match nasce com o propósito de impactar o mercado imobiliário de forma colaborativa em prol de agilizar as conexões entre as pontas.

 

Rodrigo Schnor, fundador e head de estratégias, conta que a empresa surgiu de experiências anteriores que mostram que se não houver entendimento do processo, o negócio tende a fracassar. “Atendi uma vez um grande cliente investidor que ‘torrou’ altíssima verba para agência de marketing e ainda trabalhou com a taxa de corretagem atrativa utilizada pelo mercado, entre 2,5 a 4%. No dia do lançamento a fila estava no quarteirão, tanto para visita do apartamento, quanto de corretores para vendê-los. Resultado: foram vendidos apenas 40% dos apartamentos. A agência recebeu a verba dela para o marketing, as corretoras pegaram sua comissão, e o investidor?”

 

A grande sacada foi adaptar a estratégia dos lançamentos digitais, integrada com pente fino de qualificação e treinamento de pitch de venda para os corretores efetuarem a venda com sucesso.

 

Rogério Maestrello que também é fundador e head da operação comercial acredita que a estratégia digital alienada a um front comercial bem estruturado a partir de funis de venda personalizados de acordo com a personalidade do cliente é um dos pontos principais para o sucesso da operação, “o Match perfeito consiste principalmente em identificar uma dor da persona e sana-lá, afirma.

 

Palavra-chave: Mercado imobiliário

Meta-descrição: Entenda como o mercado imobiliário pode aproveitar a fase de crescimento com inovação na área de comunicação e marketing com a Vertical Match.