Óleos lubrificantes: conheça as principais diferenças

Troca de óleo

Hoje em dia, é muito difícil encontrar pessoas que não possuam um carro ou uma moto como meio de locomoção para facilitar as suas vidas, sendo eles próprios ou alugados. Se não possuem, certamente utilizam táxis, ubers ou algum outro meio de locomoção para ajudá-las na rotina do dia a dia.

Percebe-se já nesse início do tema, a importância que se tem possuir um carro ou uma moto para o dia a dia, e o porquê esse mercado é tão necessário e se mantém sempre com tendência de crescimento, mesmo em meios a cenários de crise e a pandemia.

Quando falamos em carros ou algum meio de locomoção, logo nos lembramos sobre a necessidade e importância da boa manutenção e revisão do mesmo, e isso logo nos remete à necessidade de compra e troca de óleo.

Quando falamos em óleos lubrificantes para carros, sabemos que há uma grande variedade de opções disponíveis no mercado, tanto em marcas, como também na própria composição.

Com essa infinidade de escolhas para o consumidor, você sabe com certeza qual o tipo de óleo para o seu veículo em específico? Sabe qual opção escolher, dentre todas, para a boa manutenção do mesmo?

Se você é como a maioria das pessoas e não sabe responder essa questão sem estar com dúvidas, não fique preocupado! Pensamos nesse artigo com a intenção de te ajudar, continue conosco e descubra como proceder para escolher o óleo lubrificante ideal para o seu carro. 

No link mencionado anteriormente, damos uma boa dica da loja Bossoni Auto Parts, que é confiável, preocupa com a segurança dos seus consumidores e com a qualidade dos produtos que oferece. 

O que é e qual a função de um óleo lubrificante?

A principal funcionalidade de um óleo lubrificante é a de reduzir atritos nas peças do seu carro. O óleo lubrificante diminui o desgaste produzido pelo atrito entre superfícies em movimento, evitando assim a quebra das peças dos motores de carros.

Quais são as diferenças e os benefícios dos óleos lubrificantes?

Abaixo, segue um resumo simples das principais diferenças e as principais características de cada óleo lubrificante disponível no mercado, que são o: óleo sintético, óleo semissintético e o óleo mineral. 

Sintético

O óleo sintético é o mais aprimorado dentre as opções de óleos disponíveis no mercado. Ele é considerado o mais robusto, livre de elementos contaminantes e apresenta maior eficiência e durabilidade para uso. 

Leia mais  Agropecuária, Indústria Extrativa e de Transformação levaram ao aumento do total das exportações.

O óleo sintético apresenta uma maior lubrificação e auxilia no bom desempenho do motor do seu carro. Os carros que são usados diariamente nas grandes cidades, normalmente utilizam o óleo sintético nas suas manutenções, dado as condições mais severas ao qual eles estão inseridos diariamente.

Semissintético

O óleo semissintético é um intermediário entre o óleo sintético e o óleo mineral. Ele é de base mineral, mas passa por diversos processos de melhorias. 

Após os processos de desenvolvimento e inclusão de aditivos, a quantidade de óleo mineral disponível no óleo semissintético se torna muito menor.

Por conta dessa diminuição brusca do mineral, ele é classificado como “semissintético”, pois o lubrificante não pode ser considerado mais um óleo mineral. 

Dentre suas principais características, estão: uma grande estabilidade térmica (isso comparando-se ao óleo mineral), uma boa capacidade de se manter a viscosidade adequada para uso e presença de poucos contaminantes em sua composição.

Mineral

O óleo lubrificante mineral é um tipo de óleo derivado do refino do petróleo bruto. Ele não é tão desenvolvido como os demais óleos lubrificantes mencionados acima, pois possui muitas impurezas na sua composição. 

Mesmo assim, o óleo mineral é o mais comumente encontrado no mercado, pois há muitos anos ele funciona como elemento principal para o bom funcionamento de motores e carros mais antigos.

Dentre suas características principais, estão: possui um menor preço de custo no mercado, atende a demanda dos carros mais antigos e dura menos que os demais óleos mencionados, necessitando de mais atenção e trocas rotineiras. 

Mas então, qual óleo escolher para o meu carro?

Para escolher o melhor óleo para a manutenção do seu veículo em específico, é muito importante que você leia o manual do seu carro e sempre converse com o seu mecânico para que ele te ajude a escolher a melhor opção para a necessidade real do seu motor. 

Nunca compre ou troque o óleo lubrificante do seu carro sem antes confirmar essas questões, para que o mesmo não te deixe na mão em um momento inoportuno do dia a dia.

E então? O que achou deste artigo e das nossas recomendações e observações? Suas dúvidas foram sanadas? Quais outras dúvidas ficaram em aberto que podemos te ajudar por aqui?

Sua opinião e observações são sempre muito importantes para que possamos trazer o melhor material de leitura aqui para vocês!