Pharma Express – Primeira rede de vending machines de produtos farmacêuticos do Brasil

A primeira vending machines Pharma Express já está em operação na capital paulista no condomínio Housi, um novo conceito de moradia sob demanda

O Premium Group, holding responsável pela gestão das clínicas HCMC e FF Clinic e dos laboratórios Pasteur e Premium Labs, lança no mercado brasileiro, em parceria com a CasaGroup, multinacional de franquias de vending machines especializada no desenvolvimento de projetos personalizados, a primeira rede de vending machines de produtos de saúde e farmacêuticos com o objetivo de trazer mais praticidade para a vida dos clientes.

“No auge da pandemia nós entendemos que ter vending machines em locais estratégicos com produtos de farmácia tinha alta demanda nos Estados Unidos. Agora, a gente lança um projeto semelhante no Brasil em parceria com o Premium Group, que tem vasta experiência no mercado de saúde e bem-estar”, explica Marcel Magalhães, executivo responsável pela expansão da franquia.

“Para nós do Premium Group, essa unidade de negócio nasce para complementar a estratégia da companhia que entrega aos clientes um tripé de atendimento pautado nas áreas clínica, diagnóstica, e oferta de tratamentos e produtos.”, reforça Thiago Pereira, um dos fundadores do Grupo.

“O propósito da Housi é reinventar a moradia em todas as etapas. Ter vending machines da Pharma Express na Housi é o resultado dos nossos esforços em proporcionar conforto e comodidade para os nossos moradores. É como ter uma farmácia em casa. Estamos felizes com a parceria”, afirma Roberta Faria, CMO da Housi.

Além do atendimento 24h por dia / 7 dias por semana, a rede Pharma Express terá sempre um mix com os produtos farmacêuticos e de saúde mais utilizados pela população, como itens de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria, suplementos, preservativos, autotestes de laboratório, dentre muitos outros produtos. A venda destes produtos tem um faturamento anual de R$ 18 bilhões no Brasil, com mais de 2,7 bilhões de unidades vendidas por ano.

Crescimento do Mercado de Farmácias

 A Pharma Express nasce dentro de um contexto extremamente promissor. Um exemplo da força dos não-medicamentos é o crescimento que essa divisão apresentou nas farmácias em 2020, com uma alta percentual de 21,4%.

Outro dado importante que reforça o crescimento do setor é a procura por produtos de higiene pessoal, que já são a segunda categoria mais procurada nos pontos de venda, atrás apenas dos medicamentos. Além disso, tem as categorias de beleza, cosméticos, artigos para bebê, alimentos e bebidas, que juntas representam a maior fatia de renda das farmácias, com 64% de participação.

“Como um dos nossos pilares mais fortes é dar conforto aos nossos clientes e pacientes, nós acreditamos que proporcionar agilidade de compra de produtos de saúde e farmacêuticos o mais próximo da casa do consumidor ou em pontos de necessidade vem ao encontro do que buscamos enquanto Grupo para o mercado brasileiro com a Pharma Express”, diz um dos fundadores do Premium Group, Thiago Pereira.

Leia mais  NA CONTRAMÃO DA PANDEMIA, EMPRESÁRIO DO SUL DO BRASIL É DESTAQUE EM SEUS NEGÓCIOS E TRIPLICA GRUPO EMPRESARIAL

“O aumento do consumo dessas categorias de não-medicamentos é reflexo da demanda por qualidade de vida, de cuidados e de bem-estar, sendo uma demanda dos tempos modernos, bem como o envelhecimento da população que naturalmente faz o setor crescer”, relata o outro fundador do Grupo, Fernando Salvador.

Expansão 

A projeção é que a Pharma Express chegue a 100 máquinas instaladas nos primeiros 12 meses e atinja a marca de 600 máquinas em funcionamento no Brasil em três anos, chegando a um faturamento de R$ 145 milhões na maturidade da operação com todas as máquinas ativas.

Em uma segunda etapa da expansão, a Pharma Express será uma rede ominichannel, com o lançamento de um e-commerce para atender demandas por delivery de medicamentos. Esse também foi um segmento que teve forte alta, com aumento de 61,82% no faturamento em janeiro de 2021 frente ao mesmo período do ano anterior.

Vending Machines pelo Mundo

 O mercado mundial de vending machines é bem desenvolvido, sendo o Japão o líder com mais de 5 milhões de unidades no país, compreendendo 13 máquinas/km². No Brasil o cenário é bem diferente, porém segue em pleno crescimento e expansão. Com pouco mais de 120 mil unidades instaladas, o Brasil tem apenas uma máquina para cada 2500 habitantes, que compõem um faturamento anual de aproximadamente 1,15 bilhões de reais.

Sobre o Premium Group

 O grupo de empresas do Premium Group realiza atualmente mais de 60 mil atendimentos anuais, e prevê neste ano alcançar mais de R$ 200 milhões de faturamento.

 Sobre a CasaGroup

A CasaGroup é uma empresa de vending machines que nasceu em 2014 nos Estados Unidos e já se tornou uma das maiores referências do mercado de vending machines, com presença na América do Norte, América do Sul e Europa.

No Brasil, as operações começaram em 2020, e já contam com mais de 170 máquinas próprias instaladas e mais de 50 franquias de diversas marcas como Disney, Grendene, Piticas, Panini, Nutty Bavarian, entre outras.

 Sobre a Housi 

Lançada em 2019, a Housi é pioneira mundial no serviço de moradia flexível 100% digital. O propósito é reinventar a moradia. Criada por Alexandre Lafer Frankel e mais três sócios dentro de um apartamento de 28 m², a startup veio para revolucionar a forma de morar, proporcionando mais liberdade, tempo e menos burocracia aos usuários por meio da moradia como um serviço. Todo o processo é feito de forma digital e, para alugar um imóvel na plataforma, leva-se menos de um minuto. O morador tem tudo em uma única assinatura, como aluguel, mobília, água, luz, internet e Netflix. A startup começou em duas cidades e agora ampliou a sua presença em mais de 120 cidades. São mais de 200 incorporadores parceiros, 600 prédios licenciados e 60 mil apartamentos abarcados com o sistema operacional da Housi.

Fotos: Divulgação