Rede de ensino de idiomas Rockfeller lança modelo de franquia mais econômico

                         Rede de ensino de idiomas Rockfeller lança modelo de franquia mais econômico

A rede de escolas de idiomas Rockfeller Language Center lançou um novo formato de franquia, mais compacto e acessível a mais investidores. O novo modelo, já testado e em funcionamento no interior de Santa Catarina, requer investimento inicial de R$ 95 mil – incluindo taxa de franquia, montagem da unidade e capital de giro – e um ponto comercial de aproximadamente 120 metros quadrados. “Montamos a primeira escola nesse formato em uma cidade com 18 mil habitantes que não comportaria o modelo tradicional de uma Rockfeller, e foi um sucesso. Decidimos, então, expandir também dessa forma”, afirma André Belz, fundador da Rockfeller junto com Romeu Morais e Renata Morais, sócios desde o começo da rede, fundada em 2004.

O novo modelo de franquia da Rockfeller, mais compacto, tem como foco cidades a partir de 15 mil habitantes. Já o investimento inicial em formatos tradicionais de escolas da marca varia de R$ 150 mil a R$ 400 mil, dependendo do tamanho do ponto e da capacidade de alunos da unidade. “Mesmo no modelo econômico, chegamos a um formato com taxa de lucratividade semelhante ao formato tradicional”, explica André.

 

Há 14 anos no mercado, a Rockfeller abriu sua primeira unidade na cidade de São José, na Grande Florianópolis. A segunda escola veio dois anos depois, em Balneário Camboriú. Em 2008, já com cinco escolas em operação, a Rockfeller Language Center adotou o sistema de franquias para crescer. Nos primeiros quatro anos, o crescimento foi lento, e a rede decolou a partir de 2013. Atualmente, são atendidos quase 10 mil alunos, em 39 unidades. A expectativa é fechar 2019 com 50 pontos e em três anos alcançar uma centena. Para fazer parte do time de franqueados da Rockfeller não é preciso ser da área de educação ou falar inglês ou espanhol – os dois cursos disponíveis –, mas é preciso entender de gente e, acima de tudo, de gestão de negócio.

 

Para os alunos, o objetivo da marca é garantir um aprendizado eficiente baseado em conversação. Para isso, a Rockfeller adota turmas pequenas, de no máximo 8 alunos, e utiliza recursos tecnológicos. Além disso, as aulas têm 80 minutos, 20 minutos a mais do que a maioria dos cursos, o que garante, ao final do curso, 60 horas a mais de aprendizado e prática, o equivalente a um ano a mais de conteúdo. “Desde o primeiro dia o nosso maior diferencial é o método de ensino, com um alto nível de aprendizagem comprovado pelos resultados tanto para crianças e jovens, quanto para executivos”, afirma André. “A média de pontos de nossos alunos no exame de proficiência em inglês TOEIC®, um dos mais requisitados na área profissional, está na casa dos 800, de um total de 990. Um excelente resultado. Crianças e adolescentes alcançam desempenho semelhante no TOEFL JR®, sendo que 90% dos estudantes atingem 840 pontos de um total de 900.” Os alunos da Rockfeller costumam atingir um nível avançado de inglês em apenas dois anos e meio.

Leia mais  Instituto do Peso se prepara para abrir nova unidade em São Paulo

 

Com 25 funcionários na franqueadora focados no acompanhamento dos franqueados, os sócios asseguram que oferecem um suporte de qualidade à rede. “Temos estrutura de franqueadora de grande porte, com agilidade de empresa pequena”, afirma o empresário. “Em 14 anos de operação, nós não fechamos uma única unidade. Isso impressiona e até assusta outros franqueadores experientes. Para nós é motivo de orgulho.” Em 2017, a rede faturou R$ 28,300 milhões, 2018 fechou com R$ 31 milhões.

 

Rockfeller Language Center – Nosso Inglês é para o Mundo

A Rockfeller é uma rede de franquias de ensino dos idiomas inglês e espanhol. Nascida em Santa Catarina em 2004 com marca própria, em 2008 iniciou seu processo de expansão por meio de franquia. Conta com 43 unidades em operação até a presente data: A meta é chegar a 60 unidades até o final de 2019 e cem em três anos.

 

Investimento inicial para o modelo tradicional: de 150 a 400 mil reais 
Investimento inicial para o modelo compacto: a partir de 95 mil reais

Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Contato expansão: André Belz – franquias@rockfellerbrasil.com.br  / Eder Lopes – expansao1@rockfellerbrasil.com.br

Site: www.rockfeller.com.br 

Conteúdo Exclusivo para Franquia: www.rockfeller.com.br/sejaumfranqueado

 

Ficha técnica

Fundação: 2004

  • Início da Franquia no Franchising – 2008
  • É associado ABF: sim
  • Investimento total aproximado: 95 a 400 mil
  • Taxa de Franquia: 10 a 35 mil
  • Capital de giro: 10 a 100 mil
  • Royalties: não cobra
  • Fundo de propaganda: não tem
  • Área mínima de uma unidade: 120 m2
  • Número mínimo de pessoas na operação: 4
  • Faturamento médio: 100 mil
  • Lucro: 25% a 35%
  • Prazo de retorno do investimento: de 18 a 48 meses