Refluxo : um mal a ser evitado

A principal recomendação para evitar o refluxo é a mudança nos hábitos alimentares. Em muitos casos é necessário também o uso de medicamentos e, nas situações mais graves, até mesmo intervenção cirúrgica.

Quem tem refluxo deve dar preferência a alimentos com baixa acidez, como vegetais frescos, cereais integrais e proteínas magras, com baixo teor de gordura. Os produtos lácteos devem ser preferencialmente desnatados.

É importante evitar o consumo de alimentos de difícil digestão, pois eles podem causar irritação no estômago. Entre eles estão os embutidos, frituras, molhos prontos, maionese, pão branco, salgadinhos etc.

Leia mais  Fome Hedônica: a busca por prazer na comida como uma "compensação" para as emoções negativas.

Cafeína e bebidas gaseificadas e alcoólicas também podem irritar a mucosa do estômago e aumentar a pressão interna, causando desconforto. Evite refrigerantes, energéticos, café, chás pretos, mate e verdes, cervejas e vinhos.

Especialmente à noite, procure fazer refeições leves, mas não líquidas. Procure alimentar-se 2 horas antes de dormir, evitando deitar-se com o estômago cheio.

Um nutricionista poderá ajudar a elaborar um plano nutricional adequado e especial para você, como parte importante do tratamento. Com a alimentação certa e o controle adequado, você não precisa sofrer com os sintomas desagradáveis que o refluxo provoca.

#refluxo #gastrite #dicasdesaude #nutricaointeligente #refluxogastroesofagico