7 Serviços que uma empresa de suporte de TI oferece

Suporte de TI

Ter uma empresa de suporte de TI é associada a um negócio é fundamental para o avanço de qualquer setor no mercado. A Tecnologia da Informação (TI) já está presente em todas as empresas que possuem ao menos um computador. Diante de tantas transformações no mundo digital, se torna essencial investir em tecnologia para que a empresa acompanhe os concorrentes. Quanto mais atualizadas as estratégias de TI, mais contribuições elas têm para os negócios.

Por conta da nova valorização da tecnologia, as empresas de suporte de TI começaram a ser incorporadas nas pequenas e grandes empresas. Essas empresas se responsabilizam garantindo o funcionamento dos equipamentos, sistemas e softwares, além de prevenir possíveis problemas e automatizar algumas atividades. As instituições podem ter um setor de TI só para si ou terceirizar esse serviço, uma medida mais econômica.

O importante é buscar um suporte de TI eficiente que saiba identificar as defasagens tecnológicas para preenchê-las. Entenda como funcionam os serviços de uma empresa de suporte de TI e o porquê de serem tão importantes!

O que é uma empresa de suporte de TI ?

 A área de TI é composta por cientistas de dados, profissionais de segurança da informação, profissionais de suporte técnico, gestores de TI, administradores de redes, técnicos de informática, desenvolvedores de software e gestores de qualidade de software. Toda essa equipe fornece orientação e gerencia as necessidades tecnológicas de um lugar.

Quais serviços uma empresa de suporte de TI oferece? 

Com tantos profissionais, é de se esperar que existam uma gama de serviços e realmente existem. Cada especialização oferece soluções para os mais diversos problemas de TI, além da implementação de novidades nos sistemas. A empresa de suporte se responsabiliza por tudo que envolve:

  • Hardware – parte física do computador;
  • Software – algoritmos que compõem a parte inteligente do computador;
  • Banco de dados;
  • Banco de redes.

As atribuições, portanto, vão desde help desk (suporte básico) com problemas de conexão de internet, por exemplo, até service desk (suporte amplo), que atende demandas específicas, como falha no disco do computador. Conheça os 7 principais serviços que uma empresa de suporte de TI pode oferecer.

Consultoria de TI

Para começar a elaborar estratégias eficientes para seu negócio, a empresa de TI pode realizar uma consultoria, onde um consultor analisará a infraestrutura de TI da empresa e apresentará um feedback, sugerindo melhorias, soluções e recursos para melhorar o sistema tecnológico da corporação.

Leia mais  Conheça o novo tratamento para a pele do rosto feito por dentistas

Implementação de infraestrutura

Após a consultoria, fica mais fácil implementar uma infraestrutura de TI condizente com as necessidades da empresa. A empresa se responsabiliza pela instalação de cabeamento, equipamentos, aplicativos e sistemas.

Proteção da rede

O Brasil é o sexto país do mundo em vítimas de violação de dados, segundo a Surfshark, ficando atrás apenas EUA, Irã, Índia, Rússia e França, com mais de 24 milhões de brasileiros violados no ano passado. As violações são tanto de usuários pessoais quanto de corporações.

A falta de cibersegurança implica em perda de dados e documentos importantes; falha em equipamentos; e golpes de extorsão. Por isso, é essencial que o sistema da empresa seja bem protegido com senhas fortes, antivírus, backups constantes e análise de vulnerabilidades.

Treinamento dos funcionários

Os funcionários devem estar preparados para usar as novas tecnologias da forma certa, mantendo, ou até aumentando, a produtividade. Porém, como os avanços são recentes e velozes, nem todas as pessoas conseguem se adaptar. Por isso, as empresas se empenham em tirar dúvidas e treinar os funcionários para usarem o sistema de forma certa.

Suporte técnico

A empresa de suporte de TI fica à disposição para solucionar eventuais problemas, alguns podendo ser resolvidos até remotamente, por ligação. Corrigem os contratempos de software, rapidamente, entrando no sistema. Já os de hardware exigem mais tempo.

Atualizações

Os profissionais de TI estão antenados nas novidades tecnológicas e estarão sempre atualizando o sistema da empresa com ferramentas e recursos novos que são úteis para alguma tarefa.

Organização do banco de dados

Os dados e informações são elementos muito importantes para o TI. A Inteligência Artificial os usa para realizar diversas atividades, porém, quando estão bagunçados, perdem parte de sua utilidade. A empresa de TI se responsabiliza por categorizar e organizar esses dados para melhorar a análise e tomadas de decisões que os envolvem.

Esses são apenas alguns dos serviços que uma empresa de suporte de TI pode oferecer. Viu como são essenciais para o sucesso da corporação?