Vale a pena aderir à energia solar em casa?

Energia solar

Desde 2012 cresce o uso de energia solar em Porto Alegre e em outras capitais do Brasil. O Rio Grande do Sul ocupa o terceiro lugar no ranking dos estados que mais utilizam essa alternativa energética, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. 

A tendência é que o uso de energia solar continue crescendo no decorrer dos anos, sendo usada tanto em estabelecimentos comerciais, indústrias e residências. Se você está pensando em aderir a essa tecnologia em sua casa e não sabe se vale a pena, continue lendo para tirar suas dúvidas.

O que é e como funciona a energia solar

A energia solar é uma fonte limpa de energia e também é renovável. Ela usa a emissão dos raios solares para produzir eletricidade. Baseia-se no que chamamos de efeito fotoelétrico, que é a capacidade que determinados materiais têm de absorver fótons (partículas de luz) e liberar elétrons, criando uma corrente elétrica.

Utiliza-se uma célula fotovoltaica, que é um semicondutor, para criar essa corrente. Como ela é obtida através da luz solar, é uma energia limpa, renovável e inesgotável. É uma alternativa à energia hidráulica, que causa poluição e pode desviar o curso de alguns rios. 

Diferente de outras fontes, a energia solar não é poluente nem gera resíduos, e por isso é associada ao desenvolvimento sustentável. Algumas das principais vantagens dela em relação a outros é que:

  • É uma energia 100% renovável, inesgotável e não poluente
  • Pode ser usada em diferentes tipos de instalações, desde grandes usinas no solo até painéis em telhados de residências.
  • Possibilita armazenamento em baterias para uso posterior ou mesmo revenda.
  • É uma alternativa para localidades rurais onde a eletricidade não chega por meio de cabos.
  • Tem vida longa e a manutenção é simples.

Quem pode usar o sistema de energia solar?

O sistema fotovoltaico pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha essa pretensão. Basta avaliar as necessidades para definir como a instalação será feita e calcular as necessidades daquela unidade.

Instalação em residências supre as necessidades energéticas comuns de uma casa como iluminação, uso de aparelhos domésticos e sistemas de segurança. Em estabelecimentos comerciais, também são calculadas as demandas e instalados os painéis.

Portanto, qualquer pessoa que tenha interesse em usar energia solar, seja em sua residência ou em seu negócio, pode fazê-lo. Basta contratar uma empresa responsável para que seja feita uma avaliação e estabelecer as demandas.

Leia mais  Com foco total no carnaval, rainha de bateria Nanda Marques mostra o antes e depois

Como é feita a instalação e a contratação?

A instalação da energia solar é feita por uma empresa especializada, que vai estudar as necessidades de sua residência e decidir, junto com você, tudo o que será implementado no projeto.

Depois disso você vai precisar comprar o Kit Fotovoltaico que mais se adequar ao seu projeto. Esse kit contém as placas ou painéis solares, os cabos, os inversores solares, as estruturas de fixação e mais alguns materiais próprios da instalação.

Entenda em que casos valem a pena aderir à energia solar?

Aderir à energia solar em sua residência pode ser interessante quando:

Deseja diminuir gastos com eletricidade

Relatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) comprovam que você pode economizar até 95% com a energia solar. O investimento inicial pode parecer alto, mas ao longo do tempo você vai começar a notar retornos quantitativos e qualitativos.

Caso sua conta de energia seja superior a R$ 200 é uma boa hora para pensar em substituir o uso da rede elétrica pela energia solar.  

Para pessoas que estão construindo sua casa, o momento pode ser o ideal para a instalação do sistema, pois todo o investimento será incorporado ao valor do empreendimento e os pagamentos serão mais leves.

Não quer sofrer com a inflação energética

O preço da eletricidade está cada vez mais alto e deve continuar subindo. O uso da energia solar vai lhe dar a liberdade de fazer seus planejamentos financeiros sem depender dessa instabilidade.

Procura por um sistema de longa vida

Para você que procura um sistema energético de longa vida e que não necessite de constantes manutenções, já pode começar a planejar com quem comprar seus painéis solares. 

Talvez você precise fazer alguma manutenção a cada seis meses para otimizar o sistema, mas a limpeza da poeira e de outras sujidades é feita pela própria chuva. 

Além disso, a duração do sistema é de 25 anos, o que ultrapassa os sistemas elétricos comuns e faz total diferença para imóveis que são construídos para uma família.