Brazil at Silicon Valley 2023 na visão do empreendedor

Educadora financeira, Bia Santos, conta sobre sua experiência na 5º edição da conferência na Califórnia

O movimento “Brazil at Silicon Valley” ocorrido entre os dias 23, 24 e 25 de abril, é liderado por estudantes das universidades de Stanford e Berkeley em já conta com sua quinta edição. Em meio a debates acerca da inovação, crescimento sustentável, futuro do trabalho, a imersão visa aprimorar a competitividade do Brasil. “O principal aprendizado foi sobre a diversidade que fazemos em inovação. As empresas que mais inovam, são aquelas também mais preocupadas em ouvir seus clientes, fornecedores e funcionários, criando um ambiente de inovação que vem, também, da diversidade de trajetórias, background e visões. Existe muito a desenvolver, do ponto de vista de tecnologia, mas estamos no caminho certo.”, comenta Bia Santos, CEO da BARKUS Educacional, uma das empreendedoras convidadas.

Nos painéis com foco no crescimento do Brasil, as falas de lideranças como Ali Dalloul, Vice-presidente de estratégia e comercialização da plataforma de IA do Azure da Microsoft, chamaram a atenção ao decorrer de três dias intensos, em debates sobre a democratização da inteligência artificial. Inovação já conhecida e abraçada por startups brasileiras como o caso da Barkus – edtech de inclusão e educação financeira investida pelo Google for Startups, representada no evento por sua CEO, a educadora financeira Bia Santos.

Leia mais  ANS vai incluir testes de IgG e IgM no rol dos planos de saúde

Com um número expressivo de participantes (cerca de 600), o evento levou representantes de alguns dos maiores fundos do mundo, bem como líderes de diversas startups e empreendimentos. Acerca da experiência, a educadora comentou: “Fiquei super feliz com o convite, principalmente porque era um desejo da Barkus explorar um pouco mais as empresas e oportunidades do Vale do Silício, um dos maiores pólos de inovação e tecnologia do mundo. Então foi bastante animador saber que estaríamos com outros brasileiros que estão fazendo a diferença aqui, na Califórnia, discutindo o futuro do Brasil e da inovação.”, conclui.

Bia Santos é CEO e fundadora da Barkus, edtech de inclusão e educação financeira investida pelo Googlefor Startups, é Forbes Under 30,Powerlist 100, Tech Entrepreneur Brasil – Women that Build Awards.

Além de vencedora do prêmio Mulheres que Transformam, da XP Inc e homenageada do Mulheres Exponenciais 2023. Administradora formada pela UFRJ e Universidade do Porto, é pós-graduada em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Pretos Novos, com pesquisas sobre diversidade organizacional e finanças.