Como funciona a análise de crédito imobiliário?

Imóvel

A análise de crédito é um passo essencial para identificar bons clientes, com capacidade financeira de cumprir o acordo proposto. Assim, mesmo para o crédito imobiliário, o processo ainda deve ser realizado com cautela, garantindo que você também consiga pagar suas parcelas. 

Mas você sabe como fazer o pedido de crédito imobiliário, como ele funciona e quanto tempo essa análise demora? Para entender mais sobre o processo e saber como ficar mais perto de conquistar o sonho da casa própria, continue a leitura.

O que é análise de crédito imobiliário?

Se você quer fazer um financiamento de imóvel para conquistar sua casa dos sonhos, passará pela análise de crédito imobiliário. Neste processo, a instituição com seu pedido realizará uma investigação, julgando sua reputação como pagador. 

Esta é a primeira etapa que você passará antes de conseguir o empréstimo. Dessa forma, a credora precisa se certificar de que você tem condições financeiras de manter o acordo, pagando tudo corretamente, principalmente porque se trata de um acordo de longo prazo e alto valor. 

Para que serve a análise de crédito?

O processo de análise de crédito é feito para que os dois lados envolvidos – credenciador e credenciado – tenham estabilidade na hora de efetivar o contrato. Isso porque a instituição é capaz de fornecer um acordo com parcelas que caibam no bolso do solicitante, uma vez que conhece sua vida financeira. 

Além disso, essa etapa é fundamental para reduzir a inadimplência, garantindo a saúde e gestão financeira do comprador. Ou seja, mais do que uma burocracia, a análise de crédito, principalmente no meio imobiliário, é fundamental para que o cliente esteja efetivamente mais próximo de conquistar a casa própria.

Como funciona a análise de crédito imobiliário?

Caso queira solicitar uma análise de crédito imobiliário, você pode se dirigir à sua instituição financeira de preferência ou fazer o requerimento online. Atualmente, a maioria dos bancos possui simulador online, permitindo ao cliente entender as linhas gerais das condições de pagamento.

Agora, a credora solicitará alguns dados e analisará a saúde financeira de seu cliente. Confira o passo a passo do funcionamento da análise de crédito. 

Análise dos dados

Ao receber um pedido de financiamento, a instituição analisará dados básicos do cliente, como nível de escolaridade, perfil financeiro, renda familiar, score de crédito, dívidas, histórico de compra e venda, entre outras informações. 

Leia mais  Dia Internacional da Mulher: Mulheres se destacam nos negócios no empreendedorismo mundial

Um detalhe importante é que não se pode usar mais de 30% da renda mensal para conseguir financiamentos, de forma que a análise dos dados poderá pedir mais comprovantes para checar se o cliente está de acordo com este requisito.

Por isso, mantenha seus dados atualizados e organizados e se certifique de pagar suas contas em dia. Caso tenha alguma dívida, procure negociar termos para pagá-la, porque qualquer mancha no histórico pode ser um empecilho para conseguir o crédito. 

Avaliação do imóvel

Depois de conferir se o cliente tem condições de fazer um acordo e é um bom pagador, ainda deverá entregar a documentação do imóvel que deseja comprar. A nova residência deve se encaixar no perfil financeiro do solicitante, caso contrário, o crédito poderá ser negado ainda que o cliente tenha um bom score de pagador. 

Isso se deve ao fato de que mesmo que até agora o solicitante tenha se mostrado um bom cliente, uma casa muito acima de seu perfil financeiro significa empréstimo com riscos mais altos, aumentando as chances do credenciado se tornar inadimplente. 

Liberação do crédito

Após análise dos dados e do imóvel, caso a instituição perceba o cliente com um bom pagador, com a solicitação de crédito para uma casa compatível com sua família e renda, o cliente poderá solicitar seu empréstimo. 

A quantidade de tempo desse processo varia de acordo com cada instituição, levando de dez dias a até três meses. Por isso, recomenda-se que enquanto a análise de crédito é feita, o interessado tenha a consultoria de um profissional, ajudando-o nos processos intermediários e futuros para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Sabendo o que é, como funciona e para que serve a análise de crédito imobiliário, além de como começar este processo, procure sempre manter uma boa gestão financeira para conquistar sua própria casa! Compartilhe com um amigo que precisa entender mais sobre este processo, para que ele também consiga seu crédito.