Joe Santos teve sua primeira fábrica aos 23 anos e aos 25 faliu; hoje é um empresário de sucesso

O CEO da Sopantufa conta sua história de superação

Joe Santos, CEO da SoPantufa, começou a trabalhar com 13 anos de idade. Aos 23, já tinha a sua própria fábrica e com 25 anos estava quebrado, “como gente grande”. Na época ganhava 20,00 BRC (cruzados novos) por semana da Mãe para o transporte até a cidade vizinha onde estava trabalhando.

“Hoje, como empresário, tenho algumas lojas, tanto físicas como online, que completaram 30 anos em fevereiro/2023. Aos 13 anos de idade, quando comecei a trabalhar em um almoxarifado de uma indústria de calçados masculino, já tinha em mente que seria um empresário e que estava aprendendo como se tornar um. Sempre acreditando que fazendo diferente do que estava sendo feito o sucesso seria ainda maior”, conta o empreendedor.

Passaram-se 10 anos, quando ele decidiu montar a própria fábrica de calçados e fazer o “sucesso” que tanto sonhou. Mas, para a sua surpresa e devido a falta de preparo, percebeu rapidamente que não era bem assim.

“Era muito mais difícil do que imaginava e que os desafios de ser um empresário de colocar os seus produtos no mercado estava muito além do que o seu conhecimento que alcançava naquele momento profissional e que juntando com uma crise sem precedentes e vários planos econômicos em sequência a empresa não resistiu. Do imaginado sucesso ao fracasso foram apenas 2 anos, que o levaram a ser novamente um trabalhador, empregado em uma empresa de calçados, que era o que conhecia”, comenta o CEO da Sopantufa.

Leia mais  Novo modelo de negócio: lojas em contêineres é uma solução sustentável e de baixo custo para quem quer empreender

Três anos depois, Joe já estava montando uma pequena loja de calçados junto com minha namorada, hoje esposa. “Hoje com lojas físicas e online de calçados, comemorando 30 anos de existência, já que a grande maioria das empresas tem vida curta no Brasil, porque ser empresário no nosso país é um grande desafio e requer uma resiliência muito grande para enfrentar as constantes mudanças”.

Acreditando no online e também na produção de “pantufas”, a Sopantufa vende para o Brasil, Estados Unidos, Canadá e México .”Por mais que seja aquém do que iremos vender, acreditamos muito no nosso produto e na ousadia de enfrentar esses novos desafios”.

O projeto da www.sopantufa.com.br é tornar a maior loja de pantufas do Brasil e conseguir expandir para mais mercados fazendo de um sonho na adolescência uma realidade. “Agora com muitos aprendizados durante essa jornada e acreditando ainda mais naquele que por mais desafiador que tenha sido a trajetória, está se tornado real, um sonho que apenas sonho, pode fazer uma trajetória com satisfação. Faria tudo outra vez, porque sei hoje que sonhos nos levam a ações e a conquistas”, finaliza.