Moda sustentável: Como podemos contribuir com a reutilização de roupas?

Moda sustentável

Você gostaria de viver uma vida sustentável e sem desperdício na moda? Bem, então aqui estão alguns fatos sobre reciclagem para você. Pois você sabia que milhões de toneladas de materiais têxteis acabam como lixo anualmente?

Além disso, a vida útil de uma peça de roupa média da moda é de apenas três anos. E considerando que produzimos milhões de toneladas de roupas por ano, isso dá uma ideia de quanto disso acaba sendo desperdiçado.

Ou seja, para cada item que produzimos, descartamos pelo menos um. Assim, não é de admirar, portanto, que tantas pessoas estejam buscando moda sustentável e diferentes métodos de reciclagem de roupas e tecidos.

Então, se você tem interesse em aprender mais sobre essa prática, veio ao lugar certo. Porque este artigo servirá como uma breve introdução ao mundo da moda sustentável e todos os seus elementos.

 Por que reciclar moda?

Como afirmado anteriormente, milhões de toneladas de tecidos acabam em aterros sanitários. Onde um pedaço médio de pano pode levar vários anos para se decompor adequadamente, dependendo do material que contém. E durante a decomposição, pode liberar grandes quantidades de CO2 e metano, ambos prejudiciais à nossa atmosfera.

Mas o mais importante é que alguns dos materiais usados nas roupas modernas não são biodegradáveis. Na verdade, eles podem levar entre 20 e 200 anos para se decompor naturalmente.

Por isso, devido aos diferentes tipos de materiais que um único item pode conter, as roupas podem ser incrivelmente difíceis de reciclar. No entanto, as pessoas cada vez mais fazem isso.

E a razão por trás dessa decisão é bastante simples. Se pudermos fazer a diferença e manter nosso mundo limpo e sem desperdício, não deixaremos pedra sobre pedra. Isso também inclui a desafiadora tarefa de reciclar roupas e tecidos velhos. E devemos destacar que a moda sustentável vai além da reciclagem.

  • Doe Roupas e Tecidos Velhos

De longe, a maneira mais rápida de se livrar de roupas velhas sem jogá-las fora é doá-las. No entanto, não se limite a organizações famosas. Na verdade, você pode conferir uma das muitas alternativas existentes, tanto local quanto nacionalmente.

Em que mesmo uma peça de roupa gasta pode ajudar uma alma menos afortunada a se aquecer durante as noites frias de inverno. Além disso, visite as igrejas, incluindo outras organizações religiosas locais e pergunte se você pode ajudar com uma doação. Orfanatos e abrigos para sem-teto também são uma boa aposta.

  • Compre de Segunda Mão
Leia mais  De compositor a cantor, Philipe Pancadinha lança seu primeiro EP “Onde que isso vai parar?” 

Lojas de segunda mão e brechós são um tesouro de itens incríveis para a moda. Onde pode obter qualquer coisa, desde casacos pouco usados, sapatos novos e até acessórios diferentes.

Assim, você não apenas manterá um item longe do aterro sanitário, mas também o obterá por uma fração do preço original. Na verdade, você pode até reabastecer seu guarda-roupa pelos próximos dez anos a um preço ridiculamente baixo.

Claro, há outro aspecto útil para as lojas de segunda mão. Enquanto a maioria compra a granel, alguns aceitam itens individuais. Portanto, pergunte por aí e veja quais lojas aceitarão seus itens antigos. Você pode até doá-los gratuitamente se não tiver espaço em sua casa.

  • Adquira Roupas de Marcas Sustentáveis

A moda sustentável é tão popular que algumas das maiores marcas estão adotando-a.

Claro, você pode encontrar algumas outras marcas menores online, mas sempre certifique-se de fazer uma pesquisa. Afinal, não faltam marcas de outros setores que mentem sobre suas políticas de sustentabilidade, e no mercado da moda não é diferente.

  • Encontre Instalações de Reciclagem Adequadas

Se você tem uma tonelada de trapos e roupas velhas que não pode realmente reutilizar de maneira tangível, tente reciclá-los. Assim, a melhor maneira de fazer isso é encontrar uma instalação adequada perto de você que receba os referidos tecidos.

Contudo, cada instalação segue regras e regulamentos rígidos quando se trata de reciclagem de têxteis, a fim de alcançar os melhores resultados.

  • Devolva o Artigo ao Fabricante

Curiosamente, certas marcas aceitarão um item antigo delas se você devolvê-lo para reciclagem. Na maioria das vezes, essas marcas têm conexões com instalações de reciclagem e trocam suas roupas velhas por uma taxa fixa. Inclusive, algumas outras marcas até aceitam roupas de outras marcas da moda para o mesmo propósito.

Dessa forma, algumas empresas de calçados fazem a mesma coisa com calçados velhos, assim como os fabricantes de bolsas.