Praia Grande recebe “Quintal do Espeto” que agita o comércio e o turismo local

Popular destino de férias para os paulistanos, o município de Praia Grande planeja inaugurar 18 novos restaurantes no calçadão de suas praias até o final deste ano. Serão novas atrações para os turistas, além de gerarem novos empregos diretos e indiretos.

A Praia Grande é o quarto município do país que mais recebe visitantes por ano. Segundo o Ministério do Turismo, de um total de 74 milhões de viagens que os brasileiros realizam – dados do período antes da pandemia – a Praia Grande recebe 1,86 milhões, permanecendo atrás somente de São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o ministério, a movimentação de viagens em alta temporada injeta mais de R$100 bilhões na economia nacional, além de garantir importantes recursos para o município, recursos que podem se estender para todo o ano.

A estratégia em colocar os estabelecimentos a poucos metros do mar com espaços amplos e confortáveis ao público, estão despertando o interesse e curiosidade não somente de visitantes, mas também dos moradores da região.

Na última semana, no Bairro Aviação, foi inaugurado o terceiro estabelecimento, este sendo da rede Quintal do Espeto. O tradicional restaurante da capital planeja ter até 6 unidades no litoral, e as primeiras impressões estão sendo positivas.

Conversamos com um dos sócios da rede, Pedro Mott Filho, para saber um pouco mais sobre o que os paulistas podem esperar da nova expansão do Quintal do Espeto na Praia Grande.

Foco nos Negócios: Pedro, como surgiu a ideia de levar um restaurante tradicional de São Paulo para o litoral?

Pedro Mott: Sempre achamos que nossa proposta teria muita sinergia com o litoral, por atender público que procura algo mais informal e divertido. Além disso, com a vinda da pandemia, vimos que muitas pessoas estavam migrando para o litoral por conta do home office adotado nas empresas. Foi o timing exato para apostarmos nesse modelo.

O que facilitou muito foi o projeto elaborado pela prefeitura da Praia Grande, no modelo de quiosques modernos de alto padrão, que seria possível então aplicarmos o nosso modelo, mesmo que adaptado.

FN: Essa última expansão do Quintal do Espeto foi um pouco diferente do que vocês estavam acostumados, afinal foram para outro município. O que vocês sentiram durantes esses primeiros dias nas unidades recém inauguradas do Quintal na Praia Grande?

PM: A recepção do público superou muito as nossas expectativas. Cerca de 80% dos clientes já conheciam a nossa marca e ficaram super felizes com a nossa chegada. A Praia Grande é carente de opções de gastronomia e entretenimento. Não poderia ser melhor o nosso acolhimento.

FN: Pensando principalmente na próxima temporada, quando a pandemia deve estar muito mais controlada do que agora, qual a expectativa de público que vocês têm no litoral?

PM: Segundo informações que tivemos, essa temporada foi bem mais fraca do que as anteriores por conta da pandemia. Acreditamos que, num cenário sem pandemia, passem cerca de 800 pessoas por dia, por quiosque. Inclusive já estamos montando uma estrutura para abastecer os quiosques, pois a demanda é surreal.

FN: Vocês pensam em levar o Quintal para outros municípios no litoral, além da Praia Grande?

PM: Acreditamos muito no litoral. Focaremos a procura em lugares que têm público residente para termos movimento em todos os meses do ano. Não queremos depender só da alta temporada. O público residente deve ser maior do que 350 mil habitantes. Santos é um bom local.

FN: Fora da época de temporada, vocês planejam alguma ação para que o negócio tenha destaque para quem vive na região?

PM: Sim, fora da temporada temos que ganhar o gosto do público local. Faremos promoções estratégicas exatamente para atrair esse público, além da programação artística direcionada.

FN: O que podemos esperar do Quintal do Espeto para 2021?

PM: O ano de 2021 é muito desafiador devido às incertezas que estamos vivendo, mas isso faz a gente pensar diferente, principalmente em explorar negócios potenciais que deixávamos em standby.

Além do modelo de casas convencionais que queremos seguir em frente, pensamos em explorar mais os outros braços, como: delivery, modelo de quiosques de praia, venda de espetos in natura com marca própria, etc.

Podem esperar que teremos outras inaugurações. A crise é passageira e muitas oportunidades estão aparecendo.

Instagram: @quintaldoespeto    

Leia mais  DONUTS&CO acaba de lançar mais uma gostosura para o *Verão* , agora com a linha de Milkshakes.