Valores pessoais nos dão forças para encarar desafios e obstáculos! por Vikaas Consultoria,

Você sabe quais são os seus principais valores?

Valor é aquilo que você “não abre mão”, que mesmo que você já viva, vai sempre buscar e querer sentir mais.

Viver um valor nos gera uma sensação maravilhosa. Por outro lado, quando não vivemos um valor, que é muito importante para nós, sentimos raiva ou tristeza.

Quer ver alguns exemplos de como isso acontece na sua vida?

Imagine que justiça é um grande valor seu. O que acontece quando você presencia uma situação de injustiça na sua frente? Provavelmente, você sente um grande incômodo, não é mesmo? É como se o seu valor justiça entrasse em “pânico”, se sentindo ameaçado, agredido…

Agora, imagine uma outra situação. Você sente uma certa segurança e estabilidade no seu trabalho atual, afinal já tem 10 anos de empresa, porém sente necessidade de viver maiores desafios. Aí você recebe uma proposta, de uma outra empresa, para iniciar um novo projeto em que você terá chances de aprender e crescer mais. O que você faz? Corre o risco e muda de emprego? Ou fica onde está, afinal, não quer começar do zero e correr risco de não dar certo? Não existe melhor ou pior decisão. O melhor caminho é você, tendo consciência de quais são os seus grandes valores, tomar uma decisão por valor. Se estabilidade e segurança forem valores muito importantes para você, talvez você decida permanecer onde está, para que eles não sejam ameaçados. Porém, se aprendizagem, crescimento e desenvolvimento profissionais “gritarem” mais alto, a probabilidade é que você peça demissão e aceite o novo desafio.

Conseguiu perceber como os valores norteiam as nossas escolhas? Podemos ou não ter consciência deles. O que acontece, é que quando tomamos consciência, sofremos menos e decidimos com mais confiança.

E você, quer tomar decisões com mais critério, clareza e leveza em 2021?

Quando você toma decisões e vive de acordo com os seus valores, sente mais vontade e foco para “tirar as metas do papel” e mais força para enfrentar “as pedras” do caminho.

Valores são combustíveis, que nos impulsionam para ação, que nos abastecem e nos fortalecem diante de mudanças e desafios, como por exemplo: em caso de uma doença ou de uma demissão, se você tiver forte o valor família, ele poderá te ajudar a superá-las com mais leveza e segurança, afinal, você sentirá que existe algo maior do que a adversidade que está vivendo e buscará apoio nesse momento tão difícil.

Valores são diamantes, são nossas preciosidades internas que precisamos descobrir, lapidar e deixar o seu “brilho” aparecer para o mundo. Por exemplo: você pode ter como valores positivos:  ética, compaixão, solidariedade… Esses são valores que vêm da nossa alma e que dão um significado maior à nossa vida. Você vive melhor quando está num ambiente, numa relação, numa situação onde você consegue expressá-los e sente que eles são valorizados também. Por isso, é tão importante ter consciência dos seus valores, lembrando que eles mudam a cada fase da sua vida!

Valores são motivadores, eles podem dar mais significado e propósito para as coisas que fazemos. Por exemplo, se eu tenho clareza de que um dos meus maiores valores é reconhecimento, perceberei que faço coisas para tentar ser reconhecida(o), afinal, pra mim isso é muito importante! Ou, se respeito é um valor forte pra mim, passo a entender porque eu sinto tanta raiva quando alguém faz algo, que eu interpreto, como uma atitude de desrespeito. Consciente dos meus valores, consigo decidir seguir em frente ou “sair de cena” com clareza do que me motiva a agir.

Leia mais  “Gestão por Valores”, muito além de um lindo quadro na parede!

Valores são chaves, que nos abrem portas para desenvolver habilidades. Quanto mais você tiver clareza dos seus valores, mais conseguirá desenvolver resiliência e inteligência emocional, duas habilidades essenciais para você ter mais equilíbrio diante de situações de estresse.

E por fim, valores também são bússolas, que nos guiam e nos ajudam a tomar difíceis decisões. Imagine você vivendo a seguinte situação: precisando de dinheiro, com muitas dívidas e encontra uma carteira com R$ 5.000,00. O que você faz? Devolve todo o dinheiro para ser coerente com o seu valor honestidade? Ou você fica com o dinheiro, afinal, você achou, não roubou, e assim vive o valor tranquilidade financeira? Qual valor seu falaria “mais alto”? É em momentos de crises que nossos valores são colocados em “xeque”. A pergunta que precisamos aprender a fazer é: “Qual valor, que é muito importante pra mim, eu viverei tomando essa decisão?” Com qual decisão eu ficarei mais leve? É como se você estivesse colocando na “balança” dois valores e decidindo qual deles é mais importante para você. Decidir por valores, é tomar decisões mais conscientes e coerentes.

Nós, da Vikaas, utilizamos várias metáforas e metodologias para instigar os nossos clientes a expandirem a sua consciência e descobrirem quais são os seus principais valores, para depois se beneficiarem deles. É essencial para um profissional, para um líder, para um negócio, ter clareza de quais valores devem guiar as suas grandes decisões.

O que é um grande valor para você, pode não ser para os outros. Compreender essa diferença ajuda (e muito!) nos relacionamentos. Te faz julgar menos e entender que algumas pessoas não possuem os mesmos valores que você. E tá tudo bem! Por isso, tantas vezes não conseguimos “aceitar” algumas decisões e atitudes, que, pra gente, não fazem sentido algum…. Muitos conflitos são gerados apenas por essa falta de clareza e alinhamento – enquanto um quer viver o valor controle, o outro quer viver o valor confiança – e eles podem se “chocar”!

Alguns valores são positivos, outros negativos. Alguns nos fazem ir além, outros nos limitam. Alguns fazem parte do nosso ego, outros vêm da nossa alma. Não importa, todos fazem parte da nossa história e quando descobertos, podem dar força e direção para a nossa evolução.

Aproveitando o início de um novo ano, te convidamos a refletir e definir QUAIS VALORES VOCÊ QUER VIVER MAIS EM 2021? E se precisar de apoio e ferramentas para estruturar seu processo de autoconhecimento e fazer o seu planejamento estratégico com foco nos seus valores, os consultores da Vikaas podem te ajudar. Acesse nosso site, conheça nossas soluções e agende uma conversa com um dos especialistas da nossa equipe – www.vikaas.com.br