A paixão pela natureza transformada em Arte. 

A paixão pela natureza transformada em Arte.
Desde pequeno o artista Cambota, via na natureza além do que os olhos comuns conseguiam ver.
Assim,o cotidiano vivido em meio ao cerrado, a natureza lhe acena e lhe oferece do seu seio, seus galhos retorcidos, o processo natural da corrosão do tempo em árvores e até mesmo a ação dos cupins, como assistentes deste artista, trazendo de forma sublimada a interferência do homem no meio ambiente, de forma a nos proporcionar uma das mais belas expressões artísticas da parceria entre o homem e a natureza.
A paixão pela natureza transformada em Arte
Sobre o Artista
José Alves Cambota, mais conhecido como Cambota, nasceu em Guapó município do Estado de Goiás, em 11 de junho de 1941.
Incentivado por Frei Confaloni e Antonio Poteiro, começou suas criações artísticas no ano 2.000. Em 2003, teve sua estreia no circuito da arte com a mostra “A PAIXÃO DE ZÉ CAMBOTA” no Museu de Arte de Goiânia- MAG juntamente com um documentário, produzido pela Prefeitura de Goiânia.A paixão pela natureza transformada em ArteO artista produz suas obras praticamente sem a intervenção de ferramentas. Seu trabalho pode ser comparado a um trabalho vivo de carpintaria estética, na qual o artista promove um dialogo com o tempo com formas abstratas criadas pela natureza e que brincam com o imaginário das pessoas.
A paixão pela natureza transformada em Arte
A paixão pela natureza transformada em Arte
“A natureza esculpida na própria natureza”.
Assim enxerga Cambota quando olha para um pedaço de madeira.
Assim como pessoas enxergam nas nuvens figuras diversas, outras vêem nas rochas formatos diversos, esse artista aprecia cada curva da madeira que foi desgastada por efeitos naturais, como chuva, erosão, sol, vento, animais. A madeira não é entalhada, cada aspecto natural é valorizado, o que faz com que cada uma delas seja original. Atualmente, as obras de Cambota, ocupam lugar de destaque em diversos lugares na América do Sul, Europa e Ásia.
Para saber mais siga @mestrecambota41
Fonte :Denise Cambotta
Fotos: Acervo pessoal

Leia mais  Novo método de organização de eventos é a resposta para ter sucesso no mercado pós-pandemia